Qual a diferença entre bem e bens?

Perguntado por: hmenezes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Bens é o plural da palavra bem, que tem origem no termo latim bene. Pode-se mencionar três grandes usos deste conceito: o bem filosófico, o bem econômico e o bem jurídico. Na filosofia, o bem é a noção antagônica ao mal. Trata-se de um valor tautológico atribuído à ação de um individuo.

A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

1 herança, chorume, riqueza, acervo, cabedal, capital, coisas, dinheiro, divícia, dote, economias, espólio, faculdades, fazenda, fortuna, fundos, haveres, investimento, meios, patrimônio, pecúlio, pertences, posses, possibilidades, propriedades, recursos, rendimentos, tesouro, valores, vinténs.

Os bens são definidos como coisas ou objetos que possuem utilidade e servem para atender uma necessidade humana, eles podem ser trocados ou vendidos numa relação jurídica por causa de seu valor econômico ou pelo interesse que desperta. São classificados dentro do Código Civil dentro do livro 'Dos Bens'.

Os bens são todas as coisas matérias ou imateriais, que possuem algum valor econômico e que, caso preciso, podem servir de objeto a uma relação jurídica.

Os bens podem ser classificados em: móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, comercializáveis ou fora do comércio, principais e acessórios, e públicos ou particulares.

A palavra Bom é um adjetivo, isto é, serve para dar característica para um substantivo, enquanto a palavra Bem é um advérbio, isto é, serve para dar característica para um verbo. Eu estou( verbo) bem,(advérbio) obrigada!

Bem pertence a uma subclasse dos advérbios modificadores de frase, a dos advérbios conectivos, conforme refere João Costa, em O Advérbio em Português Europeu (Lisboa, Edições Colibri, pág. 53/54).

Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc. Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.

A forma correta de escrita da palavra é estou. Tou e tô são formas abreviadas da palavra estou e devem ser usadas apenas em linguagem falada, em contextos informais.

O que são bens? Quando falamos de bens, referimo-nos a algo palpável, ou seja, a objetos que podem ser tocados ou agarrados. São disto exemplo bens como a comida, a roupa, os brinquedos ou os livros.

Bens é o plural da palavra bem, que tem origem no termo latim bene.

Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”.

Classificações de bens acessórios:

  • Naturais – surgem da própria essência do bem principal, por exemplo, uma árvore e seus frutos.
  • Industriais – têm sua origem numa atividade humana, como a cadeira e a mesa.
  • Civis – são bens mais complexos, têm sua origem numa relação jurídica entre pessoas.

Do ponto de vista contábil, bens são tudo aquilo que uma entidade possui ou possa possuir em seu patrimônio, seja com a finalidade de uso, de troca ou de consumo, e que possa ser avaliado em moeda. Os bens (materiais e imateriais) de uma entidade podem ser utilizados para uso, troca ou consumo próprio.

Alguns exemplos de bens móveis são equipamentos, dinheiro e veículos, que podem ser adquiridos por compra, herança, ocupação ou invenção.