Qual a diferença entre batismo nas águas e batismo no Espírito Santo?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Enquanto o batismo o lava de seus pecados, o Espírito Santo o santifica e purifica.

A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; A imersão: o batizando é imerso nas águas.

“Há uma diferença entre o Espírito Santo e o dom do Espírito Santo. Cornélio recebeu o Espírito Santo antes de ser batizado, foi o poder de Deus que o convenceu da veracidade do evangelho, mas ele não poderia receber o dom do Espírito Santo até depois de ter sido batizado.

Alguns dos sinais do batismo no Espírito Santo são: certeza (convicção), paz interior, alegria, caráter, etc. Cuidado!

Ele nos capacita com estes dons para servirmos à Igreja de Cristo. O Dom de Línguas é um dom de oração (pessoal e comunitário), que se segue imediatamente ao derramamento do Espírito Santo em Pentecostes (At 2, 1-4).

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

O batismo por imersão por alguém com autoridade adequada é a única maneira aceitável de ser batizado.

Isso significa que enquanto os crentes eram batizados com o Espírito Santo, aquele evento que marcava a transição da Antiga Aliança para a Nova Aliança também anunciava o juízo de Deus sobre os ímpios. Estes inevitavelmente serão batizados com o fogo da ira de Deus, um batismo de condenação por conta de seus pecados.

Quando somos batizados, seguimos o padrão estabelecido pelo Salvador, que foi batizado por imersão no Rio Jordão (ver Mateus 3:13–17). O Pai Celestial deseja que cada um de Seus filhos seja purificado de seus pecados para poder viver com Ele novamente.

A pessoa tem dúvida da igreja, dos pastores, da Bíblia, da Salvação e outras dúvidas mais. Tudo isso amarra a vida material, além de impedi-la de receber o Espírito Santo. Na dúvida ninguém decide nada, tudo fica para depois, inclusive o batismo com o Espírito Santo”, acrescenta o Bispo Edir Macedo.

Quando manifestamos nossa disposição de tomar sobre nós o nome de Cristo, de sempre nos lembrar Dele e de guardar Seus mandamentos, recebemos a promessa de que teremos sempre Seu Espírito conosco (ver D&C 20:77).

Na conversão
A Bíblia diz que quando uma pessoa se arrepende e aceita Jesus como seu salvador essa pessoa recebe o Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos une a Deus. Nesse primeiro sentido, todos os salvos são batizados no Espírito Santo (1 Coríntios 12:13).

1. Mateus 3:11: O Espírito Santo santifica-nos. Os Santos dos Últimos Dias acreditam que, assim como o batismo pela água é importante para nos limpar dos nossos pecados, também o recebimento do Espírito Santo, ou o batismo pelo fogo, o é.

O falar em línguas acrescenta em nós, de forma paulatina, tudo o que necessitamos para o nosso andar em Deus. Ao falar da linguagem sobrenatural de oração do Espírito Santo, é preciso que fique bem claro que há “uma sociedade” nesta manifestação.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16.15,16). Esta é a razão porque não batizamos e nem tampouco validamos o batismo de crianças; é necessário crer primeiro e então se batizar.

Seja pela manhã, de noite ou até mesmo na madrugada, busque a Deus em Espírito e em Verdade (João 4:23). Pode ser em qualquer hora ou em qualquer lugar, se pedirmos algo conforme a vontade de Deus, Ele nos ouvirá.

Sim. Toda criança tem direito ao sacramento do batismo. Os padrinhos de batismo devem ser casados? A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé.