Qual a diferença entre bandeira e adquirente?

Perguntado por: iguimaraes2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Ou seja, a bandeira pode ser qualquer uma das marcas disponíveis no mercado, como American Express, mas o adquirente pode ser uma companhia como a Rede ou a Cielo. São as adquirentes que credenciam um negócio para que o mesmo possa aceitar cartões em seu estabelecimento.

O que é Adquirente? Adquirente é um termo que pode ser utilizado em diferentes contextos. No meio jurídico, por exemplo, chama-se adquirente a parte em um contrato que adquire algo; em um contrato de compra e venda de imóvel é o comprador do imóvel.

A adquirência é responsável por intermediar os pagamentos realizados com cartões de crédito e de débito. Também chamadas de credenciadoras, as adquirentes fazem toda a comunicação entre o comércio, as bandeiras de cartões e os bancos emissores. São as fornecedoras das chamadas maquininhas (POS), como a Bin.

Na liderança desse mercado estão Cielo, sociedade entre Banco do Brasil e Bradesco; Rede, Itaú Unibanco; GetNet, Santander; Stone e PagSeguro, empresas que carimbam a revolução em curso nos meios de pagamento do Brasil alavancados pelo uso massivo da tecnologia durante a pandemia do novo coronavírus.

Quais são as maiores adquirentes do Brasil?

  1. Cielo. Uma das maiores do mundo. ...
  2. Rede. É a segunda maior empresa de pagamentos do Brasil, inaugurada em 1996. ...
  3. Stone. ...
  4. Global Payments. ...
  5. GetNet. ...
  6. SafraPay. ...
  7. First Data.

Hoje, as maiores adquirentes em nosso país são a Rede, Getnet, Cielo e Stone. Assim, importante lembrar que a Hipercard não faz mais parte do ramo de adquirentes por causa da fusão com a Rede, que começou a aceitar transações da Hiper.

Bandeiras são empresas responsáveis por definir as regras de negócio para compras realizadas com cartão de crédito. São elas que definem os padrões pelos quais os adquirentes devem processar as transações realizadas por esse meio de pagamento (cada bandeira tem suas próprias regras).

Os adquirentes ganham dinheiro através da cobrança de uma taxa percentual sobre o valor da compra, da cobrança de aluguel ou da venda da máquina de cartão, da cobrança de uma taxa de desconto sobre a antecipação do valor que o estabelecimento tem a receber, da cobrança de taxas sobre envio de arquivos via EDI, da ...

No Código Civil brasileiro, o empresário adquirente responde pelas dívidas regularmente escrituradas referentes ao estabelecimento empresarial negociado, ficando o empresário alienante responsável por essas dívidas de forma solidária com o adquirente, mas, por tempo limitado. De acordo com o art.

Transmitente é o proprietário anterior que está transferindo imóvel ao adquirente.

Vender a empresa – negociar todos os bens, inclusive o seu ponto comercial, para um novo dono. A negociação pode envolver, até mesmo, a marca. Passar o ponto comercial – negociar a loja física da empresa, mas manter a marca sob sua posse.

Confira a seguir:

  • 1 – Cielo. A Cielo é uma das marcas mais consolidadas no mercado de cartões. ...
  • 2 – Rede. Empresa do banco Itaú, a Rede está entre as três maiores quando o assunto é transações com cartão de débito ou crédito. ...
  • 3 – Getnet. ...
  • 4 – iZettle. ...
  • 5 – Payleven. ...
  • 6 – Sumup. ...
  • 7 – Moderninha. ...
  • 8 – Mercado Pago.

Significado de Adquirente
[Jurídico] Que passou a ser o proprietário (dono) de um móvel (bem ou imóvel), por qualquer meio legal (venda, troca, doação etc.).

Adquirente (operadora) ou credenciadora
Na prática funciona assim: O cliente insere seu cartão na maquininha e autoriza a cobrança (mediante senha, em lojas físicas, ou inserção de dados do cartão, em lojas virtuais). Acionada, a adquirente entra em contato com a bandeira e lhe envia os dados da transação.

Ainda segundo a Abecs, na mesma publicação, já são mais de 20 empresas de maquininhas de cartão no Brasil, e mais de 11 milhões de equipamentos distribuídos por todo o país. A “novidade”, no entanto, é que o Market Share de adquirentes não está mais limitado a esses players.

Uma das responsabilidades das adquirentes é realizar a comunicação com as bandeiras e também com os bancos, além das instituições financeiras emissoras dos cartões. Na prática, ela é um dos principais pilares para realização dos pagamentos, nos dias atuais.

Dessa forma, para se tornar um subadquirente, não é necessária a autorização do Bacen, mas o interessado deverá primeiramente aderir a um arranjo de pagamento e se integrar com um adquirente/credenciador para que a operação e os serviços tenham validade.

Quais são as adquirentes presentes no Brasil?

  1. Adquirente Rede. Inaugurada em 1996, a Rede era chamada Redecard, uma adquirente da MasterCard e Diners. ...
  2. Adquirente Getnet. A Getnet é uma empresa que faz parte do grupo financeiro do Santander. ...
  3. Adquirente Cielo. ...
  4. Adquirente Stone.

Taxa do adquirente. Taxa da bandeira do cartão: cobrada pelas bandeiras pela utilização de suas redes. Taxa de intercâmbio: cobrada pelo banco do cliente.

Como funciona a autorização da transação com o cartão? Quando um cliente insere um cartão em uma maquinha de cartão essa ferramenta fará a ponte entre a bandeira e o emissor do cartão. Desse modo, essa ferramenta verifica o tipo de transação, o estabelecimento, tipo de conexão e o valor da compra.

Durante a compra, a adquirente se conecta com a bandeira de cartão – que autoriza ou não a transação. Por assim dizer, a bandeira regula a utilização dos cartões e faz a comunicação entre adquirente e banco do consumidor.