Qual a diferença entre azeite e óleo na Bíblia?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes. Com propriedade medicinais, o óleo de oliva era utilizado na limpeza e cicatrização de feridas. O azeite também era base da maioria das receitas culinárias da época e servia de combustível para manter as lâmpadas acessas.

O azeite na religiões também pode ser encontrado na Umbanda, sendo símbolo do poder extremo vindo da natureza, auxiliando na purificação do corpo, equilibrando os xacras e a percepção espiritual, o que facilita a comunicação com outros planos astrais.

Óleo ou azeite? Ao contrário do óleo vegetal, que tem alto teor de gordura e contribui para o entupimento de vasos sanguíneos, aumento de peso e risco de câncer, o azeite de oliva está não só entre os óleos, mas entre os alimentos mais saudáveis para serem consumidos pelo homem.

Óleo extraído de outros frutos, de plantas ou da gordura de certos animais.

O azeite de oliva virgem é o produto obtido do fruto da oliveira, somente por processos mecânicos ou outros meios físicos, em condições térmicas, que não produzam alteração do azeite, e que não tenha sido submetido a outros tratamentos além da lavagem, decantação, centrifugação e filtração.

Era, certamente, usado como tempero e também para colocar sobre as feridas, pois se retinha que fosse um bom remédio. Era usado também para as unções importantes. Os reis eram ungidos com o óleo (veja 1Samuel 16,13).

Os gregos e os romanos sem dúvida descobriram várias aplicações do azeite, com suas múltiplas utilizações na culinária, como medicamento, unguento ou bálsamo, perfume, combustível para iluminação, lubrificante de alfaias e impermeabilizante de tecidos.

O óleo da parábola representa nossa fé e testemunho, nossa pureza e dedicação, nossas boas obras e o cumprimento dos nossos convênios: todas as maneiras pelas quais “[tomamos] o Santo Espírito por [nosso] guia” (D&C 45:57).

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela.

O azeite de oliva era oferecido entre as “primícias” (Ex 22.29) e misturado com algum as ofertas de alimentos (Lv 8.26). O óleo de unção para consagrar os sacerdotes era um a mistura especial. Quanto a produção são poucos os ingredientes de Êxodo 30.22-33 que podem ser identificados.

A viúva deveria encher as vasilhas a partir da botija de azeite que tinha. Era um milagre, pois o azeite de uma vasilha, indo contra todas as possibilidades, encheu várias outras. Uma botija só poderia encher uma botija. O milagre de Deus é a invasão do sobrenatural no material.

Os azeites podem ser reconhecidos pelos seus aromas. O azeite de oliva extra virgem genuíno é produzido a partir de azeitonas frescas, portanto deve ter aroma de frutas frescas (verdes ou maduras), ervas recém cortadas e flores do campo. Produtos com cheiro estranho podem ter sido falsificados.

Mesmo quando aquecido, o azeite aumenta os níveis de HDL (chamado de bom colesterol) e diminui os níveis de LDL (o colesterol ruim). Além disso, ele reduz a pressão arterial, diminui os riscos de doenças cardíacas e previne câncer. Logo, cozinhar com o azeite é mais saudável que óleo.

A segunda opção é substituir por óleo, e os mais indicados são óleo de girassol e óleo de soja. Para refogar, não é necessário adicionar mais do que um pequeno fio de óleo à panela, e mesmo que ele também venha enfrentando uma alta no preço, não chega a custar tanto quanto o azeite.

A palavra azeite deriva do idioma do idioma árabe ´az-zait´que quer dizer suco de azeitona. Também conhecido como ''ouro liquido'', graças à denominação dada por Homero, há milhares de anos atrás.

Na parábola tanto as prudentes quanto as loucas eram virgens. Isso não significa que alguns perderão a salvação, mas que alguns nunca a tiveram. As virgens loucas em nenhum momento foram prudentes, e as prudentes em nenhum momento se tornaram loucas. A parábola começa e termina com cinco prudentes e cinco loucas.

Dicionário Bíblico Online
Vaso de barro de gargalo estreito e com uma asa, destinado a usos domésticos (#Jr 19.1).

  • Azeite refinado. O azeite refinado é considerado o azeite mais comum disponível nas gôndolas de supermercado. ...
  • Azeite virgem. ...
  • Azeite extravirgem. ...
  • Azeite aromatizado. ...
  • Azeite orgânico. ...
  • Azeite especial.

O azeite de oliva é obtido através do processamento do fruto da oliveira, a azeitona. Desse modo, para ser denominado como azeite de oliva, o produto não pode apresentar mistura com qualquer outro tipo de óleo vegetal.

O que diferencia mesmo os tipos de azeite é o processo de fabricação pelo qual eles passam. O principal diferencial é a acidez que cada um possui, que está diretamente ligado à qualidade do óleo e aos benefícios que ele oferece. Quanto menor for a acidez, melhor será esse azeite para a saúde de quem o consome.