Qual a diferença entre aveia em flocos e farelo de aveia?

Perguntado por: bvilela . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

A diferença está, basicamente, no processamento da aveia. Enquanto os flocos são originários dos grãos prensados, o farelo e a farinha são obtidos pelo processo de moagem, sendo que o primeiro é proveniente das partes mais externas do grão e a farinha da parte interna do cereal.

O farelo de aveia é obtido da casca dos grãos de aveia, exatamente onde é encontrada a fibra beta-glucana. Já a farinha de aveia é produzida a partir da moagem da parte interna do grão. Ou seja, ela descarta as fibras presentes na casca, mas mantém os carboidratos, as proteínas e os minerais.

Seja ela de qual forma, todas as aveias são ótimas e super recomendadas! Porém se você busca uma quantidade maior de fibras com uma quantidade menor de carboidrato e maior valor proteico, o farelo é sua melhor opção.

Melhora a saúde do intestino
O farelo de aveia é rico em fibras alimentares, fato que ajuda a apoiar a função intestinal saudável. De fato, apenas 1 xícara (94 gramas) de farelo de aveia contém impressionantes 14,5 gramas de fibra. Isso é aproximadamente 1,5 vezes mais fibra que a aveia flocos ou farinha de aveia.

Eles possuem as mesmas propriedades, apenas mudam o formato. Depois dos flocos, o farelo de aveia é a opção mais nutritiva. O farelo é parte mais externa do grão, onde temos menos carboidratos e muitas proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol além de promover saciedade.

Embora ingerir aveia em quantidades excessivas possa resultar em efeitos indesejados, o consumo moderado deste alimento não costuma trazer nenhum malefício à saúde, nem engorda, uma vez que a grande quantidade de fibras presente na aveia faz com que ela seja uma opção saudável para a dieta.

Se temos que selecionar um momento do dia para consumir aveia, talvez o mais acertado seja a hora do pequeno-almoço, quando o organismo está ávido de receber nutrientes, especialmente energia, para afrontar a actividade diária e ter uma melhor saúde.

Além de um possível excesso calórico, aveia demais pode causar desconforto intestinal, inchaço, diarreia e até enjoo. Então coma com moderação e aproveite todos os benefícios desse cereal que é o queridinho dos brasileiros!

Considera-se que as pessoas celíacas ou intolerantes ao glúten tem vetada a aveia em qualquer das suas apresentações.

Contraindicações. O consumo de aveia é contraindicado para quem tem a doença celíaca, que é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada na aveia (por contaminação do trigo) e em outros alimentos, que provoca dificuldade no organismo de absorver os nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.

Farinha de aveia
É rica em carboidratos e contém menos nutrientes. É o mais calórico entre as opções mas, apesar disso, apresenta-se como uma boa alternativa para crianças, podendo ser adicionado a papinhas ou sucos.

Melhora a saúde do intestino
O farelo de aveia é rico em fibras alimentares, fato que ajuda a apoiar a função intestinal saudável. De fato, apenas 1 xícara (94 gramas) de farelo de aveia contém impressionantes 14,5 gramas de fibra. Isso é aproximadamente 1,5 vezes mais fibra que a aveia flocos ou farinha de aveia.

É importante consumir um pouco de aveia seca, já que você ficará com uma sensação de saciedade por mais tempo e comerá menos.

Se você está com o intestino preso, consumir aveia pode ajudar no trânsito intestinal. Por possuir um teor de fibras significativo, a aveia é um alimento que ajuda na formação das fezes com consistência adequada (desde que haja um consumo equilibrado de água).

Além disso, a aveia contém uma boa quantidade de antinutrientes chamados fitatos. Fitatos não tem nada a ver com gluten, mas eles não deixam absorver os nutrientes minerais contidos nessa aveia e também podem causar irritação no intestino e desconforto abdominal.

A aveia ajuda a soltar o intestino, por ser um alimento rico em fibras. As fibras favorecem a passagem do bolo fecal pelo intestino, melhorando o trânsito intestinal e prevenindo a prisão de ventre.

É possível consumir a aveia em várias receitas muito simples de preparar. Crua ou cozida, com água ou com leite, e em qualquer hora do dia.

Muito versátil, o farelo de aveia pode ser utilizado de diversas formas, como em receitas funcionais de pães, bolos, pizzas, tortas, panquecas; em mingaus e cremes; para engrossar molhos; para empanar bifes e salgadinhos e, até mesmo, como farofa para pratos salgados ou doces.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucana é o farelo de aveia, seguido dos flocos e da farinha. De duas a três colheres de sopa de aveia por dia garantem mais energia e vitalidade, sendo uma excelente dica para ter mais disposição antes dos treinos.

Quantas colheres de aveia é indicado consumir diariamente? A porção recomendada é de 30 gramas por dia. Ou seja, três colheres de sopa de aveia já garantem os benefícios do cereal.

Nesse contexto, uma boa opção é um mingau de aveia antes de dormir. Aveia é rica em proteínas, minerais e vitaminas, e a fibra presente tem duas funções: estimular durante o dia e aliviar a ansiedade durante a noite.