Qual a diferença entre Auschwitz e Birkenau?

Perguntado por: lmedeiros2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

O obra do acampamento Auschwitz II, também chamado de Birkenau foi entregue no início de 1942 e estava localizada a cerca de 3 quilômetros Auschwitz I. Birkenau era o palco das seleções promovidas por médicos nazistas à chegada no campo, no local conhecido como rampa.

Auschwitz-Birkenau

O maior campo de extermínio foi Auschwitz-Birkenau, que no começo de 1943 já possuía quatro câmaras de gás que operavam com o gás venenoso Zyklon B. No auge das deportações, mais de 6.000 judeus eram asfixiados por dia com este gás, em Auschwitz-Birkenau, Polônia.

Em Auschwitz, o uso das câmaras de gás com Zyklon B, pesticida que em contato com o ar solta um gás mortal, foi responsável pela morte de milhões de pessoas (a maioria, judeus). Auschwitz foi o único campo de extermínio que recebeu mais judeus de outras partes da Europa do que judeus poloneses.

Auschwitz I. Este foi o primeiro e o principal acampamento construído pelos nazistas. Hoje em dia este campo de concentração é um museu. Ele começou a ser usado pela SS em 1940, quando os primeiros prisioneiros, principalmente poloneses e soviéticos, foram deportados e mortos.

As autoridades das SS estabeleceram os três campos principais perto da cidade polonesa de Oswiecim: Auschwitz I, em maio de 1940; Auschwitz II (também conhecido como Auschwitz-Birkenau), no início de 1942; e Auschwitz III (também chamado de Auschwitz-Monowitz), em outubro de 1942.

A frase "Arbeit macht frei" tornou-se um símbolo dos esforços nazistas para dar às vítimas uma falsa sensação de segurança antes de matá-las em câmeras de gás ou por causa do frio, da fome, de doenças ou experiências.

Bergen-Belsen

Em novembro de 1944, Anne e Margot foram enviadas para Bergen-Belsen, e Edith ficou em Auschwitz, morrendo, pouco tempo depois, de inanição. Anne e Margot Frank contraíram febre tifoide em Bergen-Belsen, campo de concentração que estava abarrotado de pessoas.

Auschwitz foi o maior e mais terrível campo de extermínio do regime de Hitler. Em suas câmaras de gás e crematórios foram mortas pelo menos um milhão de pessoas. No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas seis mil pessoas por dia.

Além do Ceará, o Brasil também contou com campos de concentração espalhados pelo país na época da Segunda Guerra Mundial. Após o rompimento de relações com os países do Eixo, os campos brasileiros serviram como uma forma de mostrar que o governo estava comprometido com os Aliados.

12€

Quanto custa entrar em Auschwitz
A entrada em Auschwitz é grátis se visitar de forma independente, mas deve ser marcada online. Se desejar estar acompanhado por um guia terá de pagar e o preço ronda os 12€ por pessoa (50 zloty).

Quem foi Andor Stern, único brasileiro a sobreviver ao horror de Auschwitz.

Em janeiro de 1945 os soviéticos liberaram Auschwitz, o maior de todos os campos de concentração e de extermínio.

A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação” (Adorno, 1965). Tal colocação é uma exigência fundamental para aqueles que pretendem olhar para o momento histórico atual de maneira sólida, real e concreta, observando fatos e somando experiências não somente teóricas, mas práticas.

Para se ter uma ideia, somente o museu no campo principal de Auschwitz e o extenso Memorial de Auschwitz-Birkenau ocupam 191 hectares. As tropas soviéticas chegaram a Auschwitz, na Polônia, na tarde de 27 de janeiro de 1945.

três horas

Quanto tempo levará para visitar Auschwitz? A visita a Auschwitz pode durar um mínimo de três horas e meia. Os visitantes podem permanecer no local 90 minutos após o último horário de entrada.

Campo de Concentração de Sachsenhausen

O Campo de Concentração de Sachsenhausen foi um dos mais importantes da Alemanha nazista e é uma visita imprescindível se você viaja a Berlim.

Procedentes do mundo inteiro, mais de 200 sobreviventes estiveram no antigo campo de concentração nazista para honrar a memória das mais de 1,1 milhão de vítimas.

Continuar lendo O que é Auschwitz hoje?