Qual a diferença entre aterramento funcional e aterramento de proteção de exemplos?

Perguntado por: ivieira5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

o aterramento funcional, que consiste na ligação à terra de um dos condutores do sistema (geralmente o neutro) e está relacionado ao funcionamento correto, seguro e confiável da instalação; o aterramento de proteção, que consiste na ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação, visando à ...

Proteção. O aterramento de proteção é a ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

Os tipos de sistema de aterramento elétrico existentes são o TN-S, no qual é realizada a conexão do fio neutro à carga e o condutor é aterrado na saída do transformador; o TN-C, no qual o fio terra e o neutro são o mesmo conduto; e o TT, indicado como o mais eficiente dos três, no qual o fio neutro é aterrado na saída ...

o aterramento funcional, que consiste na ligação à terra de um dos condutores do sistema (geralmente o neutro) e está relacionado ao funcionamento correto, seguro e confiável da instalação; o aterramento de proteção, que consiste na ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação, visando à ...

Hastes de aterramento: São comumente identificados como eletrodos verticais. É um elemento condutor enterrado no solo cuja finalidade é drenar as descargas atmosféricas assegurando um efetivo contato com solo.

TIPOS DE ATERRAMENTO – CONHEÇA TODOS OS TIPOS DE ATERRAMENTO NESTE ARTIGO E QUAL O MAIS INDICADO PELA NBR 5410

  • Sistema TN.
  • Sistema TN-S.
  • Sistema TN-C.
  • Sistema TN-C-S.
  • Sistema TT.
  • Sistema IT.

T – diretamente aterradas (qualquer ponto); N – ligadas ao ponto de alimentação aterrado (sem aterramento próprio); I – massas isoladas, não aterradas.

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

Para fornecer a maior segurança o aterramento deve ter a melhor qualidade possível, para tanto devemos observar a resistividade do solo, uma vez que é por onde a corrente elétrica será escoada através do fio terra.

NBR 5410 aterramento
O aterramento é obrigatório em qualquer instalação elétrica, porque é o sistema responsável por proteger os equipamentos e evitar choques elétricos. Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT.

O aterramento elétrico é uma medida de segurança que garante o bom funcionamento dos equipamentos conectados a rede elétrica. Isso inclui a função de conectar o sistema e/ou o equipamento à terra por meio de componentes com o objetivo de eliminar a fuga de energia do sistema.

No sistema de aterramento a descara elétrica é liberada diretamente no solo, e partir desse procedimento, o imóvel e as pessoas próximas não sofreram com descargas elétricas ou outros tipos de acidentes como explosões, incêndios ou coisas do tipo.

NR-10

Definição do sistema de aterramento: De maneira direta a NR-10 exige uma avaliação e definição, na fase de projeto, do sistema de aterramento a ser adotado para o sistema elétrico (condição do neutro dos transformadores, malhas de terra, condutores de proteção etc.)

C – Sistema TT :
Esse sistema é o mais eficiente de todos: O neutro é aterrado logo na saída e segue (como neutro) até a carga (equipamento). A massa do equipamento é aterrada com uma haste própria, independente da haste de aterramento do neutro.

A NBR 5410 prescreve que três esquemas de aterramento são possíveis, o esquema TN, o TT e o IT. Cada um desses esquemas tem suas características, e os dispositivos que adotamos para podermos realizar o seccionamento automático da alimentação.

no TN-S, as massas são ligadas diretamente ao ponto de alimentação aterrado e, no TN-C, as massas são diretamente aterradas e independentes do aterramento da alimentação. no TN-S, os condutores neutro e de proteção (PE) são separados e, no TN-C, eles são comuns.

O TN-S é o mais utilizado atualmente, onde o condutor de proteção é separado do condutor neutro e é ligado diretamente ao eletrodo de aterramento; Já o TN-C-S é uma combinação dos dois, onde em alguns pontos o mesmo condutor é utilizado para o neutro e a proteção, e em outros, eles são separados.

O que a NR10 diz sobre aterramento e como pode ser feito? A NR 10 exige uma avaliação e definição sobre sistemas de aterramentos a partir da fase de projeto. Ele precisa identificar condições como as do neutro dos transformadores, as malhas de terra, os condutores de proteção, entre outros componentes.

A falta do uso aterramento de chuveiro elétrico pode provocar choque elétrico. Por isso, a orientação é sempre ter um fio terra ligado na rede do chuveiro. Nas instalações de aquecimento solar, o uso do fio terra é importantíssimo.

O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada. Dessa forma, todos os fios terra da sua instalação elétrica vão ser ligados ao mesmo ponto.