Qual a diferença entre atenolol e enalapril?

Perguntado por: ipaz5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A predominância das formulações à base de enalapril pode ser explicada pelo fato dessa classe farmacológica apresentar 3 diferentes concentrações, enquanto o atenolol possui 2 concentrações usuais.

Propranolol, Nadolol, Atenolol e Similares. O Propranolol, assim como o Atenolol, Nadolol, Metoprolol, Bisoprolol e Nebivolol pertencem a uma classe de remédios preventivos para enxaqueca, denominada bloqueadores ß-adrenérgicos, ou simplesmente betabloqueadores.

Enalabal 5mg, caixa com 30 comprimidos.

O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação, reduzindo a pressão arterial, quando usado continuamente. O atenolol começa a ter uma ação significativa dentro de 1 hora após sua administração por via oral, atingindo seu efeito máximo em 2 a 4 horas.

Maleato Enalapril é um medicamento indicado para o controle da pressão alta ou para melhorar o desempenho do coração. O medicamento também pode ser utilizado para a prevenção de insuficiência cardíaca, onde age atrasando a piora dos sintomas e retardando a necessidade de hospitalização do paciente.

O medicamento Maleato de Enalapril é indicado para controlar a pressão alta ou para a melhora da ação do coração. O medicamento também é usado para o tratamento de insuficiência cardíaca, diminuindo os sintomas e a hospitalização do paciente.

O maleato de enalapril age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear sangue com mais facilidade para todas as partes do corpo. Essa ação ajuda a diminuir a pressão alta. Em muitos pacientes com insuficiência cardíaca, o maleato de enalapril auxilia o coração a funcionar melhor.

Indicado para pacientes cardíacos, o Atenolol é usado principalmente no controle da hipertensão arterial (pressão alta) e da da angina pectoris (dor no peito ao esforço).

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

Os vasodilatadores diretos, representados pelas drogas hidralazina e minoxidil, são medicamentos que devem ser utilizados apenas no tratamento das hipertensões de difícil controle. A hidralazina é mais usada que o minoxidil por apresentar um perfil de efeitos colaterais mais leve.

Os inibidores da enzima conversora da angiotensina diminuem esse efeito, provocando queda na pressão arterial. Captopril, benazepril e lisinopril se enquadram nessa classe, que tem como benefícios as raras contraindicações, uso monoterápico ou combinado a outras drogas.

Maleato de Enalapril é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes, pacientes com histórico de edema angioneurótico relacionado a utilização de inibidores da enzima conversora de angiotensina e pacientes com angioedema hereditário ou idiopático.

CONCLUSÃO: Enalapril tem efeitos semelhantes aos losartan sobre a pressão arterial sistêmica, função renal e UA soro em pacientes com DRC, mas carrega um risco maior de tosse seca. Estudos maiores são necessários para avaliar os efeitos desses medicamentos sobre os resultados clínicos.

Os efeitos adversos encontrados com o uso de enalapril são fadiga, cefaléia, tonturas, tosse e hipotensão. Raramente necessitam da interrupção do medicamento.

Podem ocorrer as seguintes reações adversas com o uso de atenolol: Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): bradicardia (batimentos lentos do coração), mãos e pés frios, alterações gastrointestinais, depressão, embolia pulmonar e fadiga (cansaço).

Embora contraindicado em distúrbios graves da circulação arterial periférica, Atenolol também pode agravar distúrbios menos graves da circulação arterial periférica. Atenolol deve ser administrado com cautela em pacientes com bloqueio cardíaco de primeiro grau, devido ao seu efeito negativo sobre o tempo de condução.

Segundo a bula, o atenolol é indicado para: Controle da hipertensão arterial (doença caracterizada por pressão alta na maior parte do dia)

Maleato de enalapril é um medicamento que pertence ao grupo de fármacos denominado inibidores da enzima conversora de angiotensina (inibidores da ECA). Maleato de enalapril age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear sangue com mais facilidade para todas as partes do corpo.

De acordo com a pesquisa, publicada no periódico European Heart Journal, pessoas que ingerem o remédio no período da noite apresentam menor risco de sofre acidente vascular cerebral (49%), ataque cardíaco (44%), insuficiência cardíaca (42%) ou precisar de cirurgia ponte de safena (40%).

A melhor forma de ingerir todo tipo de medicamento é com água. Evite apenas partir o comprimido. O enalapril não sofre alterações em sua absorção quando ingerido junto aos alimentos. Assim, ele pode ou não ser administrado no horário das refeições.

Maleato de enalapril age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear sangue com mais facilidade para todas as partes do corpo. Essa ação ajuda a diminuir a pressão alta. Em muitos pacientes com insuficiência cardíaca, Maleato de Enalapril auxilia o coração a funcionar melhor.