Qual a diferença entre atendimento ambulatorial e hospitalar?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Planos de saúde ambulatoriais cobrem consultas, exames, atendimentos de urgência e emergência limitados a internações de 12 horas. Já os planos hospitalares cobrem apenas as internações e procedimentos hospitalares.

Atendimentos Ambulatoriais eventuais que são realizados em Instalações destinadas ao atendimento de Urgência/Emergência, sem o agendamento de consultas ou procedimentos, foram considerados como atendimento de Urgência/Emergência, não caracterizando a existência de um serviço de Atendimento Ambulatorial.

O plano de saúde ambulatorial cobre urgências e emergências em Pronto Atendimento 24 horas, consultas, terapias, exames e procedimentos. Por outro lado, o hospitalar cobre cirurgias mais complexas, internações e outros serviços relacionados a esses procedimentos.

As unidades de emergência hospitalares ou pronto-socorros oferecem atendimento imediato e ininterrupto aos pacientes adultos ou crianças em estado crítico ou potencialmente crítico. O atendimento hospitalar é definido por grau de complexidade – tipo I, II e III.

Amarelo – urgente, sem risco imediato de vida, mas necessita de atendimento médico. Verde – pouco urgente, pode aguardar o atendimento médico ambulatorial ou ser prioridade em uma unidade de atenção básica. Azul – sem gravidade, deve ser encaminhado ao atendimento da unidade de atenção básica.

Ou seja, podemos nos encaminhar para qualquer um dos dois em casos de sintomas súbitos e agudos, em que não há possibilidade de aguardar o agendamento de uma consulta ambulatorial. Porém, é importante avaliar os sintomas antes de decidir para qual deles ir. O pronto-socorro é mais indicado para casos complexos.

Atendimento Ambulatorial resume na realização de curativos, pequenas cirurgias, primeiros socorros e outros procedimentos que dispensam estruturas e recursos mais complexos para a execução.

Conforme mencionado, no plano de saúde hospitalar, o paciente não tem direito à cobertura de exames ambulatoriais, mas se esses exames forem realizados em decorrência de um evento que motive uma internação hospitalar, a cobertura passa a ser devida.

Processos hospitalares dizem respeito às ações que englobam o cotidiano de um hospital ou de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), como o controle de leitos e medicamentos, o preenchimento de formulários, a integração de informações no prontuário dos pacientes e o faturamento.

O que é? O plano hospitalar é uma das modalidades de segmentação que existem, referindo-se às coberturas a que você tem direito, de acordo com o Rol de Procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar – responsável pela regulamentação e fiscalização dos planos privados).

“O principal objetivo do hospital é salvar vidas, permitir que o indivíduo melhore de determinada condição de saúde, ou promova a cura”, diz Nacime.

Ou seja, sua prioridade é direcionada para os casos mais graves. Por essa razão, opera durante as 24 horas do dia, todos os dias e tem vínculo com uma unidade hospitalar. Por sua vez, o pronto atendimento é destinado ao atendimento de casos agudos, mas de menor gravidade, sem grandes riscos.

Além disso, a internação domiciliar representa mais liberdade e autonomia ao paciente, entretanto, para o cuidador, mais privação e responsabilização. A internação hospitalar representa privação para o paciente, e mais liberdade para o cuidador.

Por isso, existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa de qualquer porte e segmento, de acordo com suas necessidades é claro, que são eles: o atendimento robotizado, básico e humanizado.

Como falamos, existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa, de acordo com sua necessidade, sendo eles: básico, robotizado e humanizado.

O Pronto Socorro do hospital se destina ao atendimento a pacientes em estado de urgência ou emergência, com risco eminente de morte. Dessa forma, pessoas acidentadas, com suspeita de infarto, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações, devem buscar atendimento ou ser encaminhadas ao PS.

O pronto atendimento são unidades que podem ou não estar vinculadas aos hospitais e se destinam ao atendimento de casos agudos, porém com menor gravidade. Em geral, possuem horário de atendimento pré-determinado, apesar de algumas unidades públicas funcionarem 24 horas.

As UBSs atendem a Atenção Básica e encaminham os atendimentos de média complexidade. Já as Ubais e a UPA realizam o atendimento de média e alguns casos de alta complexidade, direcionando as situações mais graves, após estabilização do paciente, para o Pronto Socorro, voltado totalmente à urgência e emergência.

As pequenas cirurgias ou cirurgias ambulatoriais abrangem diversos procedimentos cirúrgicos de menor complexidade, que podem ser realizados sob anestesia local, sem necessidade de internação. Na maioria das vezes tais procedimentos duram menos de uma hora e o retorno às atividades rotineiras é rápido.

Qual a desvantagem de um plano hospitalar? A desvantagem desse tipo de plano é justamente não cobrir consultas médicas ou exames. Por ser uma modalidade mais restrita, ele pode resolver apenas uma parte dos problemas de acesso à saúde, restringindo apenas a assistência hospitalar.