Qual a diferença entre ascite e edema?

Perguntado por: alima . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

O que é ascite? Chamamos de edema os inchaços provocados pelo acúmulo de líquido na pele. Se as suas pernas incham, é porque há retenção de líquido no tecido subcutâneo dos membros inferiores. Quando esse acúmulo de líquido ocorre não na pele, mas sim dentro da cavidade abdominal, o nome que damos é ascite.

O que é Ascite? Ascite é um problema conhecido popularmente como barriga d'água. As causas das Ascite estão relacionadas a patologias, como: Insuficiência renal ou hepática.

Edema e ascite: Quando o fígado perde a capacidade de produzir uma proteína chamada albumina em quantidade suficiente, líquido se acumula nas pernas (edema) e na cavidade abdominal (ascite).

Há também outros três tipos de ascite.

  • Ascite fetal: Quando o acúmulo de líquido acontece no abdômen do feto ou recémnascido.
  • Ascite quilosa: Quando o acúmulo de líquido se dá devido ao bloqueio das vias linfáticas.
  • Ascite pancreática: Quando o acúmulo é causado pela pancreatite crônica.

Diagnóstico da ascite
Pode ser realizado pelo exame físico em casos em que há grande quantidade de ascite, mas os exames de imagem são mais sensíveis. A ultrassonografia e a TC podem mostrar quantidades bem menores de líquido (100 a 200 mL) do que o exame físico.

O líquido ascítico normal é amarelo-claro transparente, semelhante à urina. Em casos de infecção da ascite, o líquido torna-se turvo e, por vezes, nitidamente purulento. Nas ascites secundárias a neoplasias do peritônio, a ascite pode ser sanguinolenta.

Sintomas da barriga d'água ou ascite
À medida que o fluido se acumula no abdômen, uma pessoa pode se sentir inchada e desconfortável. O fluido também pode pressionar os pulmões, causando falta de ar. O excesso de líquido no abdômen pode causar inchaço, fazendo com que o abdômen fique tenso e desconfortável.

As bactérias aeróbicas Gram-negativas são responsáveis por 60% dos casos (E. coli 30-47% e K. pneumoniae 10-15%) e 25% Gram-positivos (Streptococcus pneumoniae). Em crianças com ascite nefrogênica, o S.

A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen.

Entenda o que causa a ascite
O líquido que começa a surgir na barriga do paciente nada mais é do que o acúmulo de sal e água que o organismo acaba absorvendo. Esse líquido absorvido se acumula nas principais regiões onde há gravidade, como nas pernas, e acaba extravasando para dentro da barriga.

A maior parte dos pacientes com ascite cirrótica responde à restrição de sal na dieta e com diuréticos. Costuma-se dar a combinação de dois medicamentos: espironolactona e furosemida, que mostrou ser o mais eficaz para a diminuição da ascite.

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema

  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.

O inchaço é um sinal objetivo sendo visível pelo médico ou pelo próprio paciente, e muito comum em pacientes internados no CTI-A. Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).

Formação do Edema na Cirrose
Na cirrose, ocorre substituição do tecido hepático por fibrose e, nos casos graves, ocorre disfunção hepática com retenção de sódio. Os mecanismos envolvidos na formação do edema são: diminuição da resistência periférica: provavelmente a causa mais importante para retenção renal de sódio.

A ascite é um sinal perigoso do avançar da doença hepática. A taxa de sobrevida em 5 anos nos pacientes que desenvolvem ascite gira em torno de 60%, isso significa que uma vez desenvolvida a ascite, em 5 anos 40% dos pacientes morrerão1.

Em alguns casos podemos lançar mão de procedimentos de colocação de dreno tunelizado de longa permanência com válvulas, permitindo ao paciente fazer a drenagem em casa sem necessidades de novas punções e evitando o acúmulo do líquido e os sintomas.

Apesar de soar contraditório, cortar a hidratação de quem sofre com ascite na tentativa de diminuir o tamanho da popularmente chamada barriga d'água pode dificultar o controle dessa condição, além de trazer prejuízo para o funcionamento dos rins.

ascite grau II (moderada) - distensão abdominal moderada e simétrica do abdome. ascite grau III (tensa) - distensão abdominal volumosa e tensa.