Qual a diferença entre as vértebras?
As vértebras ficam empilhadas umas sobre as outras, formando assim a coluna vertebral. As menores são as cervicais, seguidas pelas torácicas que têm tamanho mediano. Enquanto que as vértebras lombares, localizadas na parte inferior da coluna, são as maiores.
Como diferenciar as vértebras por região?
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
Quais as características das vértebras cervicais torácicas e lombares?
As vértebras móveis e típicas da coluna vertebral apresentam duas partes: um corpo anteriormente e um arco da vértebra posteriormente. O corpo possui tamanho e forma característico da região considerada: cervical pequeno e retangular, torácico de tamanho médio e lombar maior e riniforme.
O que quer dizer L4 L5 e L5 S1?
A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).
O que é uma vértebra atípica?
As vértebras atípicas (alotróficas: caracterizadas por apresentarem alterações do desenvolvimento) ou soldadas são vértebras em que houveram alterações da forma e do desenvolvimento, afastando-se das vértebras esquemáticas. São elas: atlas (C1), áxis (C2), e a sétima proeminente (C7).
Qual a vértebra mais importante?
Atlas: Primeira vértebra cervical, o Atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega por ser responsável por sustentar a coluna.
Qual é a diferença entre a coluna vertebral e a coluna espinhal?
A coluna vertebral, coluna espinhal ou espinha dorsal é definida como a estrutura óssea que vai da região inferior do osso occipital do crânio até a ponta do cóccix. Por sua vez, a medula espinhal é o tecido nervoso tubular que transita no canal vertebral da coluna vertebral.
Qual a diferença entre a coluna vertebral e coluna espinhal?
Uma coluna de ossos denominados vértebras compõe a coluna vertebral. As vértebras protegem a medula espinhal, uma estrutura longa e frágil, situada no interior do canal medular, que se estende pelo centro da coluna vertebral.
Como diferenciar as vértebras cervicais?
A principal diferença entre as vértebras cervicais das torácicas e lombares é que, além do menor tamanho, possuem de cada lado o forame transverso, através do qual passa a artéria vertebral - excepto na C7, sendo que essa pode ou não possuir o forame (e, mesmo se o possuir, através dele passam somente veias acessórias) ...
Como é a vértebra torácica?
O corpo de uma vértebra torácica possui um formato que lembra um coração, e é maior do que o das vértebras cervicais, porém menor do que o das lombares. O corpo possui ainda facetas costais pequenas, lisas e levemente côncavas, para ligação das costelas.
Onde se localiza a L4 e L5 na coluna?
Os corpos vertebrais L4 e L5 são mais altos na frente do que atrás. As extremidades superior e inferior de cada corpo vertebral são cobertas por placas ósseas que ajudam a resistir às cargas compressivas recebidas pela coluna. Disco intervertebral L4-L5.
Qual a função das vértebras lombares?
As vértebras lombares são as maiores vértebras da coluna, e essas maiores dimensões estão relacionadas à sua função de suportar todo o peso do corpo.
Porque as vértebras lombares são maiores e mais fortes?
As vértebras lombares são ainda maiores e mais fortes que as vértebras torácicas, mas são mais flexíveis devido à falta de costelas na região lombar. Todo o peso do corpo superior é suportado nas vértebras lombares, levando a muitos problemas nas costas nesta região, apesar do tamanho e da força das vértebras.
Quem tem hérnia de disco L4 L5 pode se aposentar?
Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema.
O que significa abaulamento discal em L4 L5 e L5 S1?
O que é abaulamento discal difuso em L4 e L5? Abaulamento discal difuso é o deslocamento da cartilagem do disco intervertebral L4L5 em diversas direções, ou seja, como se a cartilagem do disco entre as vértebras L4 e L5 estivesse espalhada em grande parte da sua circunferência.