Qual a diferença entre as questões prejudiciais e as questões incidentais processuais?

Perguntado por: uilha4 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Diferentemente das questões prejudiciais, que são de competência do juízo cível, essa categoria de exceções são incidentes processuais de competência do próprio juízo penal, as quais se limitam a questões preliminares, de natu- reza cautelar e a questões probatórias.

Assim, questões incidentes são aquelas controvérsias que podem surgir no curso do processo (rectius: procedimento) e que devem ser solucionadas pelo juiz antes da decisão da causa principal.

Processos incidentais
Alguns exemplos de procedimentos incidentes são os conflitos de jurisdição, as incompatibilidades e os impedimentos, as medidas assecuratórias, os incidentes de insanidade mental ou de falsidade, entre outros.

a ação incidental é quando surge mais um dado ou uma prova que antes não existia ou não estava sendo considerada no processo e por isso essa causa deve receber duas sentenças finais uma ação incidental pode acontecer em qualquer processo. desde. a luta por um imóvel.

Na concepção de questão prejudicial adotada pelo artigo 503 do CPC/2015, constitui-se como a relação jurídica cuja existência, validade, eficácia ou modo de ser coloca-se como antecedente lógico ao julgamento das pretensões exercidas pelas partes.

Questões processuais pendentes são aquelas genericamente identificadas com as matérias controvertidas que podem dificultar ou atrasar o julgamento. De forma geral, quando há referência às questões processuais pendentes a alusão é feita às matérias elencadas pelo art.

Em síntese, as prejudiciais de mérito são as questões que afetarão e prejudicarão a análise positiva do mérito. São aquelas que, quando verificadas e acolhidas pelo julgador, resultarão na improcedência dos pedidos com a devida resolução de mérito.

CARACTERÍSTICAS: Anterioridade – A questão prejudicial deve ser decidida antes da questão prejudicada. Essencialidade ou Interdependência – O mérito da ação principal depende da resolução da questão prejudicial. Autonomia – A questão prejudicial pode ser objeto de uma ação autônoma.

§ 1º - Verifica-se a litispendência ou a coisa julgada quando se reproduz ação anteriormente ajuizada. § 2º - Uma ação é idêntica a outra quando possui as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. § 3º - Há litispendência quando se repete ação que está em curso.

As defesas processuais, de rito ou preliminares carregam este último nome porque devem ser alegadas primeiro, antes de qualquer argumento sobre o mérito do direito que a ação pretende discutir. A ordem a ser obedecida na contestação é disposta no artigo 337 do CPC, o qual elenca as matérias preliminares.

O incidente pode ser considerado como todo conflito que surge no processo, e que se refere a um objeto, talvez diverso daquele perseguido, mas, sempre a ele coligado. Dessa forma, o incidente de execução penal é um contraste de direito ocorrido na fase da execução e que tem influência sobre o apenado.

Sumário: I - Questões prévias são todas aquelas que devem ser resolvidas antes do julgamento final. II - Questões prejudiciais são aquelas de cuja resolução depende o conhecimento e resolução de uma outra. III - As questões prejudiciais são assim, também, questões prévias.

São as dos artigos 92 a 94 do CPP. Os processos incidentes são as exceções (artigos 95 a 111), a restituição de coisas apreendidas (artigos 118 a 124), as medidas assecuratórias (artigos 125 a 144), o incidente de falsidade (artigos 145 a 148) e o incidente de insanidade mental (artigos 149 a 154).

A ação declaratória incidental é uma nova demanda no processo em andamento. É um novo pedido feito pelo autor para transformar a questão prejudicial em questão principal, através da qual se constata uma cumulação de pedido ulterior.

O valor da causa deve equivaler, em princípio, ao conteúdo econômico a ser obtido na demanda, ainda que o provimento jurisdicional buscado tenha conteúdo meramente declaratório.

Os processos judiciais são divididos em três tipos diferentes:

  • Processo de conhecimento;
  • Processo cautelar;
  • Processo de execução.

Ação incidental: É proposta no curso de outra ação, já em andamento, e com ela passa a caminhar, dentro do mesmo processo, para decidir questões prejudiciais. Exemplo: exibição de documentos com vistas a comprovar o direito discutido na ação principal.

Que diz respeito a incidente no decorrer de um processo.