Qual a diferença entre as pirâmides e os zigurates?

Perguntado por: lcoutinho5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Apesar da semelhança com as pirâmides do Egito, sua estrutura interna e finalidade são bem diferentes: os zigurates não possuem câmaras internas e são templos religiosos destinados à moradia dos deuses, diferente da complexa estrutura das pirâmides.

O Zigurate é uma construção arquitetónica de carácter religioso que combina um templo com uma torre, edificado na Mesopotâmia Antiga entre o 4.º milénio a.

As pirâmides egípcias são estruturas construídas há mais de 4.500 anos onde eram sepultados os faraós, os reis do Egito Antigo. Feitas de enormes blocos de pedra, que pesavam, em média, mais de 2 toneladas, elas abrigavam em seu interior câmaras mortuárias, corredores estreitos e íngremes, galerias e passagens falsas.

As pirâmides do Egito são estruturas faraônicas e suntuosas construídas na antiguidade para abrigar o corpo e os bens dos faraós. As pirâmides serviam também para demonstrar o poder que os faraós tinham sobre o Egito, uma vez que eram os próprios representantes dos deuses na terra.

Segundo o especialista, as pirâmides tinham como objetivo maior servir de tumba para pessoas importantes ou ricas do Egito e, principalmente, para seus reis, os faraós.

Enquanto as pirâmides do Egito Antigo eram construídas para abrigar o corpo mumificado de faraós e sacerdotes, na civilização maia ela tinha como propósito principal servir de templo religioso.

As três pirâmides que compõem o Complexo de Gizé foram construídas pelos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos (pai, filho e neto) e são homônimas de seus reis. Foram construídas para abrigarem seus túmulos, “levantando” o faraó para se unir ao deus do Sol, Rá.

Porém, o faraó era apresentado como a personificação de deuses na Terra, e ao morrer, aos céus retornaria. Para os antigos egípcios, uma estrutura funerária de formato triangular facilitaria a ascensão do rei, e daí as pirâmides.

O zigurate era parte de um complexo de templos que servia como centro administrativo da cidade, e era um santuário do deus lunar Sin, padroeiro de Ur. A construção do zigurate foi concluída no século XXI a.C., pelo rei Sulgi, que havia se proclamado um deus, visando estabelecer seu controle sobre as cidades da região.

Zigurate foi uma construção religiosa criada pelos sumérios, na Mesopotâmia na forma de pirâmide escalonada.

No período Neo-Sumério, em 2150-2000 a.C., esses templos ganharam formatos complexos, com estruturas escalonadas, em altas plataformas e com tijolos cozidos em forno. Essas construções em degraus, atualmente conhecidas como Zigurates, eram consideradas edifícios religiosos.

Para a grande pirâmide de Quéops, por exemplo, foram utilizados cerca de 2.300.000 blocos de pedra que pesam aproximadamente duas toneladas e meia por bloco, embora alguns deles pesando até sessenta toneladas.

Antigo Império

As pirâmides foram construídas em um período em que florescia no Egito uma civilização rica e poderosa. Sua edificação começou no Antigo Império (por volta de 2686 a 2181 a.C.) e perdurou até o século IV d.C., mas o auge das construções é registrado entre a Terceira e a Sexta Dinastia, em torno do ano de 2325 a.C.

Grande Pirâmide de Gizé

Quéops. Conhecida também como a Grande Pirâmide de Gizé, Quéops é a maior pirâmide, além de ser considerada a mais importante. Possui uma altura de 140 metros de altura e 230 metros de base (quase 1 quilômetro de perímetro).

As pirâmides do Egito são edificações construídas com a função de servir de túmulo para os Grandes Faraós. Portanto, possuem uma simbologia ligada ao poder e à riqueza.

Para ser erguida, o terreno precisou ser aplainado e foi daí que foram extraídas muitas pedras de platô, um material mais maleável que facilitava o esculpimento. Mas outros materiais como granito também foram usados, muitos deles foram levados de barco pelo Rio Nilo até o local da construção.

As Pirâmides do Egito são túmulos construídos em pedra para abrigar os corpos dos Faraós. Seja pela sua beleza, sua história ou mesmo pelos seus mistérios, uma coisa é certa: elas exercem enorme fascínio e suas construções despertam muita curiosidade nos “quatro cantos do mundo”.

Imhotep

Construída por Imhotep – o primeiro arquiteto reconhecido da história – durante o mandato do faraó Djoser, na dinastia III, ao redor do ano 2.630 a.C., a Pirâmide Escalonada é o lugar mais importante do complexo funerário do faraó.

Na base eles tem 2,06 metros de largura, mas depois de 2,29 metros os blocos de pedra nas paredes são apoiados para dentro por 7,6 centímetros de cada lado.

As pirâmides podem ser classificadas de diversas maneiras. Uma das mais utilizadas está relacionada com a quantidade de lados que formam a sua base, ou seja, está diretamente relacionada com o polígono que forma a sua base.

A classificação das pirâmides é feita tendo como referência o número de lados que sua base possui. Uma pirâmide cuja base é um triângulo é chamada de pirâmide triangular. Se a pirâmide tem base quadrada, então ela é chamada de pirâmide de base quadrada, e assim por diante.