Qual a diferença entre as ideias do estoicismo e do cinismo?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A diferença pode residir no fato de que os estoicos construíram um sistema teórico-cosmológico acima do que os cínicos consideravam apenas uma prática de vida, uma moral sem nenhum fundamento filosófico. A origem etimológica do termo “cínico” é kunós, que em grego significa “cão”, o animal mais impudico.

As principais escolas filosóficas[1] do Período Helenístico foram o cinismo, o ceticismo, o epicurismo e o estoicismo. Todas procuravam, basicamente, estabelecer um conjunto de preceitos racionais para dirigir a vida de cada um e, através da ausência do sofrimento, chegar à felicidade e ao bem-estar.

Acreditavam que a felicidade estaria relacionada a uma vida simples, em acordo com a natureza, e sem as complexidades das regras e valores sociais. Os cínicos eram, então, pessoas que desprezavam os ordenamentos sociais e viviam em circunstâncias consideradas degradantes para um grego, assemelhando-se a animais.

O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar.

O cinismo é a verdade sem empatia. Os cínicos são amoralistas, mas na prática negam a amoralidade. Geralmente se apegam à objetividade.

O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos. Eles deveriam ser exemplos daquilo que afirmam.

Os Principais Filósofos Estoicos

  • Cleantes de Assos (330 a. C.-230 a. ...
  • Crisipo de Solis (280 a.C.-208 a.C.) ...
  • Panécio de Rodes (185 a.C.-109 a.C.) ...
  • Posidónio de Apameia (135 a.C.-51 a.C.) ...
  • Epiteto (55-135) ...
  • Sêneca (4 a.C-65) ...
  • Marco Aurélio (121-180)

As origens do Cinismo reportam-se ao século IV a.C., ainda no Período Clássico da Filosofia grega antiga (Século V-III a. C.), precisamente à época de Sócrates, quando a reflexão filosófica passa a abordar predominantemente questões relativas ao homem, abrangendo, portanto, problemas morais.

adjetivo Que expressa cinismo, desprezo pelas normas sociais ou pela moral vigente; imoral. [Figurado] Repleto de fingimento; desfaçatez: aluno muito cínico. [Figurado] Que age de maneira imoral ou escandalosa; desavergonhado, impudico.

[Figurado] Que se comporta com fingimento, falsidade, hipocrisia; desfaçatez, descaramento. adjetivo Em que há cinismo, fingimento ou descaso por normas sociais ou pela moral. [Por Extensão] Que tende a se comportar imoral ou escandalosamente: pessoa cínica. [Por Extensão] Que fala com petulância, sem escrúpulos.

Os estóicos concebem que o universo é um ser vivo como Deus, confundindo-se com este. Assim, o homem deve viver em harmonia com a vida universal, buscando o equilíbrio diante das tensões do universo. De certo, esta concepção leva a um empirismo no estoicismo.

O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.

O estoicismo defende a ideia de que o universo decorre temporalmente por ciclos que se repetem quando os astros regressam às suas posições primordiais; cada ciclo é chamado grande ano. A autossuficiência é o objetivo supremo do estoicismo, que assume como lema o adágio ascético sustine et abstine, suporta e renuncia.

O Movimento Cínico marcou profundamente a História da Filosofia grega. O estilo de vida abnegado, o despudor aos convencionalismos sociais, aliados a uma singular moralidade, davam ao cinismo um matiz excêntrico, um estilo único, com intensa profundidade filosófica.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESTOICISMO: VIRTUDE, TRANQUILIDADE E FELICIDADE. O objetivo dos estoicos não era outro que alcançar a felicidade ou a autorrealização, um conceito que eles chamavam de eudaimonia. Isso pode ser alcançado através da virtude moral (ou areté) e da serenidade (ou ataraxia).

No estoicismo, defende-se a ideia das quatro virtudes cardinais como um roteiro para uma vida virtuosa: coragem, temperança, justiça e sabedoria.

Alguém pode acorrentá-lo, mas eles não têm o poder de mudar quem você é. Mesmo sob a pior tortura e crueldade que os humanos podem infligir uns aos outros, nosso poder sob nossa mente e nosso poder de tomar as próprias decisões nunca poderá ser rompido.

1ª) CÍNICO, com C, tem vários significados, entre eles alguém sem escrúpulos, desavergonhado, sarcástico ou que age com sarcasmo: “Além de mau-caráter, ele é muito cínico.”