Qual a diferença entre as escolas de hoje e de antigamente?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A estrutura das escolas tradicionais é caracterizada por uma hierarquia, com diretores, coordenadores e professores ocupando lugar de poder. Diferente da ideia de uma gestão escolar democrática, a escola tradicional não cria espaços de diálogo e colaboração e cabe à administração tomar as decisões da instituição.

Vivemos constantes mudanças na educação, que trazem novas ferramentas de ensino, revisam as metodologias e aprimoram a rotina escolar. Atualmente, reconhece-se a importância de desenvolver nos estudantes outras habilidades além das intelectuais e incluir mais experiências práticas na aprendizagem.

Resposta verificada por especialistas. Em relação as escolas antigas e atuais é possível identificar muitas mudanças, pois a sociedade evoluiu e a importância da educação foi se destacando cada vez mais no meio social, sendo que as escolas de antigamente eram privilégio dos nobres.

Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método novo se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.

A educação brasileira, que em outros contextos históricos era muito mais precária, hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infra-estrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem.

O ensino de primeiro grau era constituído pelo ensino primário de quatro ou cinco anos, sendo obrigatório para crianças de 7 a 12 anos e gratuito nas escolas públicas. O ensino de segundo grau, posterior ao primeiro, também chamado de ensino médio, era destinado a jovens de 12 anos ou mais.

Nas sociedades primitivas não existiam escolas nem métodos de educação, no entanto já existia educação, cujo objetivo era: “promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição de experiências de gerações passadas.”

6 matérias dos currículos escolares brasileiros antigos

  • Canto orfeônico. ...
  • Educação Moral e Cívica. ...
  • Francês. ...
  • Latim. ...
  • OSPB. ...
  • Economia doméstica.

O cenário atual impõe mudanças na educação no sentido de ter: 1- Uma metodologia que seja capaz de transpor o conteúdo teórico para a prática do dia a dia. 2- Conteúdos que tenham ligação com a vida e façam sentido ao aluno. 3- Desenvolvimento de habilidades interpessoais e da inteligência intrapessoal.

Com as mudanças na educação ao longo do tempo, uma que podemos destacar de maneira mais recente no ensino é a preocupação com outras habilidades além do desenvolvimento intelectual. As competências socioemocionais recebem especial atenção, pois estão relacionadas a uma melhor qualidade de vida como um todo.

As principais mudanças na Educação em 2020, 2021 e 2022

  • Base Nacional Comum Curricular.
  • Tecnologia guiando as mudanças na educação.
  • Ensino remoto e híbrido nas escolas.
  • Competências socioemocionais em sala de aula.
  • Metodologias ativas.

O que muda com o Novo Ensino Médio? As principais mudanças do Novo Ensino Médio são o aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma base comum curricular e a escolha dos itinerários formativos por parte do aluno.

A escola das diferenças é a escola na perspectiva inclusiva, e sua pedagogia tem, como mote, questionar, colocar em dúvida, contrapor-se, discutir e reconstruir as práticas que, até então, têm mantido a exclusão por instituírem uma organização dos processos de ensino e de aprendizagem incontestáveis, impostos e ...

Pais de outrora, via-de-regra, ensinavam e educavam com a pedagogia do amor, da cultura, do bom-senso, da honestidade e do respeito mútuo; amavam os seus filhos e, se necessário fosse, dariam as próprias vidas por eles.

A abordagem tradicional é muito comum no ensino. Mas, ela ignora os alunos que precisam do contexto em que o aprendizado progride de acordo com o nível de interesse dos mesmos. As tendências emergentes concluem que as escolas construtivistas se concentram mais em atividades inovadoras e na aquisição de conhecimento.

No método tradicional de ensino, o educador é considerado figura central e único detentor do conhecimento. Este, por sua vez, é repassado aos estudantes em aulas expositivas. Nesse modelo, o estudante é reduzido a espectador em sala de aula. A ele, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.

A ESCOLA NOVA NO BRASIL E A FILOSOFIA DE JOHN DEWEY
Ele teve como uma de suas metas: eliminar o ensino tradicional que mantinha fins puramente individualistas, pois buscava princípios da ação, solidariedade e cooperação social. Para isto, propunha a introdução de novas técnicas e idéias pedagógicas.

Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa. Instruir o aluno para que ele consiga construir uma boa carreira no mercado de trabalho.

A evolução da educação está intrinsecamente ligada à evolução da sociedade. Segundo Gadotti (1999), a prática da educação é muito anterior ao pensamento pedagógico, que surge com a reflexão sobre a prática, pela necessidade de sistematizá-la e organizá-la em função de determinados objetivos.