Qual a diferença entre arte renascentista e barroca?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.

As Artes e as Obras do Renascimento
Novas proporções de tonalidades, grandes diferenças entre luz e sombra, ao contrário das obras da idade média, anteriores ao humanismo, que por sua vez, traziam dimensões desproporcionais junto a despreocupação na forma de retratar o verdadeiro.

No renascimento, o homem começa a acreditar em Deus em si, e não na Igreja. No barroco, acontece a questão dos contrastes, e de que as pessoas acreditam em Deus, e por ele ter tão bom coração, perdoará todos os pecados.

Arte renascentista: características

  • Busca pela perfeição;
  • Antropocentrismo;
  • Realismo;
  • Surgimento de técnicas avançadas;
  • Racionalidade.

As principais características do Barroco

  • Arte rebuscada e exagerada;
  • Valorização do detalhe;
  • Dualismo e contradições;
  • Obscuridade, complexidade e sensualismo;
  • Barroco literário: cultismo e conceptismo.

A arte barroca tem como uma das principais características a mistura de extremos. Chamado de culto do contraste, as obras misturam opostos como divino e humano, bem e mal, Deus e diabo, tristeza e alegria, divino e carnal, entre outras.

Diz-se que o período barroco foi gerado recentemente no final da era renascentista, que por sua vez progrediu para uma forma dramática e sofisticada de arte.

O barroco é um movimento artístico que compreende múltiplas manifestações artísticas — literatura, pintura, arquitetura, música — produzidas entre o final do século XVI e o início do século XVIII.

A pintura renascentista
De um modo geral, os pintores da renascença procuravam reproduzir a realidade, sob a influência do ideal de beleza grego. O espírito clássico, a ordem e as formas simétricas são traços marcantes dessa pintura.

O termo Renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.

Resposta. Explicação: A arte barroca foi o estilo que sucedeu o Renascimento, ambos os estilos compartilhavam do gosto pela antiguidade clássica.

Ao contrário do sonho humanista, que lançou os europeus às Grandes Navegações e ao ideal de proporção e equilíbrio nas artes, a escola barroca foi tomada por um pessimismo rancoroso e desconfiado, de fundo religioso, que valorizava o exagero e a expressão metafórica.

Além de trazer enorme extravagância, as obras da arquitetura barroca também apresentavam a imponência, o uso do dinamismo plástico, o uso de elementos espirais com a intenção de trazer efeitos ilusórios e o uso da sinuosidade para trazer emoção.

A arte renascentista é um estilo que nasceu com a proposta de recriar a realidade, o que foi feito por meio de técnicas avançadas que espelhavam, com perfeição, as figuras humanas, assim como também retratavam a natureza.

As obras criadas pelos artistas renascentistas tinham como principal característica o antropocentrismo, ou seja, o homem como centro do universo, além do racionalismo, cientificismo, naturalismo, universalismo e hedonismo.

Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.

No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias". Os principais autores do barroco literário são: Gregório de Matos (1636- 1695)