Qual a diferença entre arrepios e calafrios?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Arrepio ou Calafrio é um sentimento de frio que ocorre no início de uma febre alta. A sensação ocorre durante a febre devido à liberação de citocinas e prostaglandinas como parte da resposta inflamatória, o que aumenta o ponto de ajuste de temperatura corporal no hipotálamo.

Calafrios são reflexos involuntários, caracterizados por tremores leves pelo corpo e uma sensação de arrepio, normalmente nos fazendo encolher e contrair vários grupos musculares. Na prática, isso serve para promover um aumento rápido na temperatura corporal.

Sentir arrepios é algo normal, e você só deve ficar atento caso eles estejam acompanhados de sintomas específicos, como febre ou náusea. Se necessário, procure um médico, pois seu corpo pode estar reagindo a alguma infecção e só um profissional poderá realizar um diagnóstico correto.

O calafrio acontece quando os músculos se expandem e contraem repetidamente para gerar calor. Eles podem ser constantes e repetitivos ou podem ocorrer periodicamente. Cada episódio pode ter duração de vários minutos.

Tratamento para febre e calafrios
Quando o calafrio se faz presente, é aconselhado se agasalhar e medir a temperatura para conferir se há febre. Caso a temperatura corporal esteja de fato elevada, deve-se tomar um banho morno e evitar permanecer em locais quentes.

Em caso de “FEBRE INTERNA” o paciente tem a sensação de o corpo estar muito quente, apesar de o termômetro apresentar uma temperatura normal. Sem uma elevação da temperatura. O quadro comum é de o paciente apresentar os sintomas conhecidos de febre, tais como: mal-estar, calafrios e suor frio.

Um mito: não existe febre interna.
O que as pessoas chamam de febre interna é a percepção de todos esses sintomas, mas sem o aumento da temperatura, que pode ser causada por stress e as crises de ansiedade, que também podem causar arrepios e tremedeira em todo corpo.

Calafrios
Nesse caso, eles seguem o sentimento de medo com o qual o paciente está lidando. Normalmente, estão ligados a um evento em que o indivíduo não se sente no controle, colocando-se então em estado de alerta. Ter calafrios constantes pode ser sinal de transtorno de ansiedade.

7 técnicas para controlar a ansiedade

  1. Respiração. A meditação contribui para a saúde mental. ( ...
  2. Relaxamento. ...
  3. Exercícios físicos. ...
  4. Evite substâncias estimulantes. ...
  5. Organização. ...
  6. Higiene do sono. ...
  7. Terapia.

Dê um sopro na orelha da pessoa.
Soprar levemente a orelha ou o pescoço de alguém é capaz de causar um delicioso arrepio. Soprar outras partes do corpo, como costas, braços e barriga também possibilita a mesma sensação.

O arrepio pode ser fruto de uma descarga de adrenalina, do frio, um susto ou imprevisto qualquer. Todas essas sensações podem fazer a pele arrepiar, mas só uma em específico faz com que a alma também se arrepie e deixe transparecer emoções, desejos e prazeres que a pertencem.

Os calafrios são desencadeados pela contração involuntária de vários músculos de todo o corpo. O organismo faz isso para que a contração desses músculos ajude no aumento da temperatura corporal.

Ômicron: cansaço extremo, dor no corpo, dor de cabeça, coriza, congestão nasal e dor de garganta.

O mal-estar, a dor no corpo e a sensação de frio não são os únicos sintomas de febre. É possível que pacientes em estado febril também observem sinais como taquicardia e aumento da frequência respiratória, pois o corpo irá necessitar de mais oxigênio para combater a infecção que originou a febre.

Quando sentimos febre, normalmente temos muito frio. Assim as pessoas costumam colocar pijamas quentes e se cobrirem com cobertores ? e isso só aumenta a temperatura do corpo. O ideal é utilizar pouca roupa e não se cobrir até que a febre amenize.