Qual a diferença entre aprendizagem e aprendizado?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.

O que é Aprendizagem:
Aprendizagem é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente.

Se o ensino é a relação que o professor estabelece com o conhecimento, a aprendizagem ao contrário é a relação que o estudante estabelece com o conhecimento e, portanto, é nela que a mediação se efetiva: pela superação do imediato no mediato.

Processo de aprender: 1 conhecimento, estudo, aquisição, instrução.

Existem três formas principais de aprendizado: aprendizado cinestésico, aprendizado auditivo e aprendizado visual. Talvez você nunca tenha dado muita atenção à maneira com que você aprende, mas isso é muito importante. De fato, saber o seu estilo de aprendizagem pode inclusive te ajudar a se tornar um estudante melhor.

Quais são os tipos de aprendizagem?

  • Musical. A habilidade musical ou auditiva é encontrada em pessoas que relacionam músicas e sons ao seu processo de aprendizagem. ...
  • Lógico-Matemática. ...
  • Interpessoal. ...
  • Intrapessoal. ...
  • Corporal-cinestésica. ...
  • Espacial. ...
  • Linguística.

O processo de aprendizagem dos alunos é o resultado direto de como eles interpretam e respondem àquilo que aprendem, por meio de suas próprias experimentações. Na hora de ensinar o papel do educador e da escola é muito importante. Eles são os mediadores e os facilitadores, assim como as ferramentas educacionais.

Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

Freire enfatiza que ambos, professores e alunos, são transformados no processo da ação educativa e aprendem ao mesmo tempo em que ensinam, sendo que o reconhecimento dos contextos e histórias de vida neste diálogo se desdobra em ação emancipadora.

A aprendizagem é um processo contínuo, pois estamos sempre recebendo novas informações e vivenciando situações que precisam ser assimiladas. Por isso, não é possível aprender tudo de uma só vez, já que trata-se de uma construção de saberes ao longo da vida.

A aprendizagem é um processo muito complexo, que envolve fatores cognitivos, ambientais, sociais, afetivos, ou seja, depende de uma série de condições, e por conta disso, pode ser considerada como descontínua.

Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

Adquirir uma habilidade prática: 2 praticar, treinar, tentar, desenvolver, ensaiar, exercitar, experimentar, capacitar-se, preparar-se, adestrar-se, manusear, desempenhar, usar, trenar, versar.

aprendizado

  1. Acto ou efeito de aprender. =
  2. Período de tempo em que se é aprendiz. =
  3. Condição de aprendiz.
  4. Ensino que recebe o aprendiz. =

A metodologia busca segmentar o nosso processo de aprendizagem de uma nova habilidade ou/e competência em 4 estágios que são:

  • Estágio 1: Inconsciente e incompetente.
  • Estágio 2: Consciente, mas incompetente.
  • Estágio 3: Consciente e competente.
  • Estágio 4: Inconsciente e competente.

Assim, existem tipos de aprendizagem com os quais cada pessoa tem mais facilidade (ou dificuldade) para entender o conteúdo.
...
O nome do estilo é um acrônimo em inglês que representa quais são elas:

  • Visual (visual)
  • Auditory (auditiva)
  • Read/Write (leitura/escrita)
  • Kinesthetic (cinestésica)

Um estudo realizado no começo da década de 1990 pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, da Universidade de Harvard, revelou que a mente humana tem sete tipos de aprendizagem – com múltiplas possibilidades de construção, dependendo do desenvolvimento de cada tipo em cada pessoa.