Qual a diferença entre apóstrofo e aspas?

Perguntado por: aportela2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Os apóstrofos são simplesmente vírgulas elevadas; as aspas simples também, só que a primeira é invertida. É claro que esta diferença desaparece em certos editores de texto, como o do Stack Exchange, em que fica tudo 'assim', a menos que copiem do Word, por exemplo, dando 'isto' e 'isto'.

As aspas (“ ”) representam um recurso gráfico empregado aos pares na produção de textos sendo que uma serve para abrir e outra para fechar o discurso. Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto.

As aspas aparecem depois do ponto quando a citação é completa. Exemplo: “Penso, logo existo.” A famosa frase do filósofo René Descartes serviu de inspiração para este trabalho. Caso haja nomeação do autor da citação, a notação deverá ser abrangida pela pontuação. Exemplo: “Penso, logo existo” (René Descartes).

A regra mais importante é que não devemos usar o apóstrofo quando o objeto está acompanhado de um pronome possessivo (deles, delas, nossos, dele, dela), ou seja: his, her, our, yours, its. Já que o próprio apóstrofo indica posse, não é necessário aplicá-lo a um pronome possessivo, que também indica posse.

Ele se parece com uma vírgula ou uma aspa, entretanto é colocado do lado de cima da palavra, logo depois da última letra. Semelhantemente, o apóstrofo também é utilizado na língua portuguesa. Com ele, há uma supressão das letras. Dessa maneira, a letra é eliminada e a palavra é modificada.

( ) As aspas foram utilizadas na palavra corrupções para realçar o sentido da palavra.

Elas são sinais que pontuam e destacam uma citação. Quando queremos ressaltar uma palavra ou frase por algum motivo, devemos inserir aspas. Elas se parecem com vírgulas sobrescritas, ou seja, na parte de cima do texto. Além disso, sempre andam em conjunto, abrindo e fechando trechos ou parágrafos completos.

Citação usando dois-pontos
Ao se reproduzir uma citação, é comum que os dois-pontos apareçam após o verbo que indica a ação declarativa. A citação aparece na mesma linha, entre aspas, ou na linha seguinte, após um travessão. Veja os exemplos: Ela pediu: “Quero o relatório na minha mesa até amanhã.”

Aspas [“ ”] são um sinal de pontuação cuja principal finalidade é destacar alguma parte de um texto, distinguindo-a do restante.

As aspas na palavra "problema" indicam que a palavra estava em seu sentido conotativo, e não no denotativo. As aspas permitem que o leitor identifique isso e não se confunda com a mensagem.

Erick Santos

O verdadeiro nome de aspas é Erick Santos.

* destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras, palavras com valor afectivo, palavras com sentido irónico etc.); * títulos de obras. Não havendo alguma dessas 3 causas, as aspas não deverá ser usada!!

Entre aspas
Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas.

Há ainda mais uma possibilidade de quando usar aspas na redação em outras modalidades e situações textuais, mas que não é comum em redações avaliativas no gênero dissertativo-argumentativo: as aspas para marcar alteração de sentido, normalmente para se criar efeito de ironia.