Qual a diferença entre apatia e anedonia?

Perguntado por: aornelas7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

O indivíduo sente que está emocionalmente desligado. É um “tanto faz, tanto fez” para tudo na vida. Muitas vezes a apatia é confundida com a anedonia, que é a incapacidade de sentir prazer.

Os principais sintomas da anedonia são:

  1. a perda de interesse por atividades que se realizava anteriormente;
  2. dificuldades de concentração;
  3. alterações do sono, podendo haver insônia ou sono excessivo;
  4. e a diminuição ou perda da libido.

O embotamento afetivo consiste na dificuldade em se conectar e expressar suas emoções. Já a apatia consiste em se sentir indiferente, ausência de sentir emoções. A terapia pode te ajudar a entender esses sintomas e a identificar as causas.

Na Medicina, a apatia pode ser interpretada um sintoma de que algo não vai bem com o corpo da pessoa, em especial se essa apatia vem associada a algum outro sintoma médico, como febre e dores no corpo, por exemplo. A apatia também pode indicar alterações de ordem mental e emocional.

Mas ela é bem diferente da tristeza: um aspecto para diferenciar a tristeza da anedonia é a duração. Enquanto a tristeza dura algumas horas ou até alguns dias, a depressão, sem o tratamento certo, pode durar meses ou anos.

Incentive a procurar ajuda
Uma das melhores coisas que você pode fazer para alguém com depressão é incentivá-lo a obter alguma ajuda séria. Seu trabalho como amigo não é tratá-los. Pessoas nessa condição precisam de psicoterapia e tratamento medicamentoso, conforme as recomendações de seu médico.

Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. Dessa forma, as causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. Também, o transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, pode fazer com que você se sinta “vazio”.

Quando acontece como uma situação temporária, o desânimo pode simplesmente ser uma resposta do corpo e da mente a alguma atividade cansativa, ou mesmo uma indicação de que seu corpo e mente precisam de descanso ou então não se habituaram a sua atual atividade.

Os pacientes dizem: “Agora não vejo mais graça em nada, as coisas perderam o sabor, não vibro com mais nada…”. A anedonia é um sintoma central das síndromes depressivas, podendo ocorrer também em quadros esquizofrênicos e em transtornos da personalidade.

Hipotimia: é o humor modulado para baixo, triste ou deprimido. O paciente encontra-se hipotímico. Hipertimia: é o humor modulado para cima, patologicamente alegre, efusivo e eufórico.

Pode ser caracterizada também como o desinteresse e a indiferença quanto às reações afetivas. Uma pessoa que sofre dessa condição demonstra dificuldades em expressar suas emoções e falta de estímulo na tomada de decisões.

Entenda o que é alexitimia, dificuldade de reconhecer e expressar emoções. A dificuldade de reconhecer e expressar emoções é caracterizada como uma condição mental chamada alexitimia.

Apatia é uma condição psicológica designada por um estado emocional de indiferença. É a falta de emoção ou motivação. Tem como algumas das características o desgaste físico, a inércia, a fraqueza muscular e a falta de energia (letargia). A apatia pode ser um sintoma de algumas doenças, como a depressão.

Uma parcela da população mundial já lida com as consequências da apatia persistente, marcada, substancialmente, pela sensação de vazio que determina o languishing. Sensação que não passa, perdura dia após dia.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.

Em geral, a apatia pode ser caracterizada pela falta de motivação, desinteresse social, isolamento, indiferença.