Qual a diferença entre anjos querubins e serafins?

Perguntado por: dfigueiredo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os querubins e os serafins ainda são descritos na Bíblia com detalhes bem peculiares (Ezequiel 1:5-13; Isaías 6:2). É dito, por exemplo, que os querubins possuem quatro asas, enquanto que os serafins possuem seis asas.

Eles possuem os poderes de purificação e iluminação da humanidade, e são lembrados como os anjos da luz, do amor e do fogo. Os anjos Serafins adoram a Deus continuamente e são extremamente obedientes a ele.

A palavra “anjo” é um termo mais amplo, enquanto “arcanjo” se refere a uma categoria específica de anjos com tarefas especiais. Os anjos são criaturas espirituais fascinantes, que cativam a imaginação de cristãos e não cristãos.

Por que eles cobriam os rostos: Os serafins cobriam os rostos porque não estão acostumados com a glória de Deus e não se acham dignos de olhar para o Senhor. Por que eles cobriam os pés: Os serafins tapavam os pés como um sinal de reverência e respeito diante de Deus.

Na primeira, estão os Serafins, Querubins e Tronos. Eles são seguidos por Dominações, Virtudes e Poderes. Na terceira hierarquia, estão os Principados, Arcanjos e Anjos. Esses três últimos são os que estão mais próximos das necessidades dos seres humanos.

Anjos: Anjos Caídos, Santos Anjos, Miguel, Diabo, Arcanjo, Satanás, Lúcifer, Anjo Caído, Gabriel, Querubim, Uriel, Rafael, Samael, Beliel.

Mencionados em Isaías 6:1–7, os serafins são a mais alta classe angélica e servem como guardiões do Trono de Deus e continuamente gritam louvores: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de Sua glória!".

Este nos ensina que as asas dos querubins além de os elevarem a Deus os fazem serem anjos protetores de quem está embaixo deles. Logo, querubim também é guarda não somente do paraíso, mas de cada adorador. As asas, na linguagem bíblica e no mundo antigo, representam a proteção e, ao mesmo tempo, a liberdade3.

Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes, quatro rodas e a glória de Deus em Seu trono. 1 E aconteceu que no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, estando aeu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se babriram os céus, e eu vi cvisões de Deus.

É o terceiro maior santuário do mundo dedicado ao arcanjo. São Miguel é considerado um dos mais poderosos anjos e o mais famoso dos guerreiros de Deus contra o mal. Junto com os arcanjos Gabriel e Rafael formam a mais alta hierarquia dos anjos.

Segundo a mesma Bíblia os arcanjos são sete mas apenas três são mencionados: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Baraquiel ou Barachiel, Jegudiel ou Jehudiel, Fanuel ou Phanuel e Salatiel) aparecem nos livros apócrifos de Enoque, o quarto livro de Esdras e na literatura rabínica.

2 aSerafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o seu rosto, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. 3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua aglória.

Arcanjo Miguel

Arcanjo Miguel
Considerado o chefe dos arcanjos, foi quem expulsou os anjos maus do Céu e o representante na luta do Apocalipse, comprovando a vitória do bem. É invocado contra os perigos, as forças do mal e os inimigos em qualquer situação.

Eles têm uma forma comumente entendida (uma pessoa com auréola e asas) e, portanto, não são muito abstratos, mas são etéreos o suficiente para permanecerem misteriosos.

Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas.

Manipulação Mental - Serafins pode manipular, apagar ou restaurar as percepções de uma pessoa e as memórias de eventos. Zacarias foi capaz de bloquear Dean e Sam memórias verdadeiras e implantar falsas. Mais tarde ele foi capaz de restaurar suas memórias verdadeiras.

1. Anjo do segundo coro da primeira hierarquia. 2. Qualquer anjo.