Qual a diferença entre anel e solitário?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

O anel mais tradicional é o chamado solitário, que possui esse nome por ter um único diamante que se destaca ao invés de ser cravejado. O diamante é uma das predas mais usadas, mas não é a única. Safiras, rubis, esmeraldas ou até pérolas podem ser a pedra solitária.

Sendo a aliança colocada primeiro e o solitário em seguida. Afinal, após o uso o solitário volta para caixa e a aliança nunca deve sair do dedo. O solitário pode ser ainda, combinado com outros anéis. Pois, mais uma vez, o nome se refere à pedra e não ao uso.

O anel solitário é muito ligado a noivados e casamentos, mas esta peça é usada no dia a dia por muitas mulheres solteiras, ou mesmo as comprometidas que estão ou não noivas.

Normalmente, na tradição norte-americana, é dado um solitário de diamante como anel de noivado, que é feito em ouro branco. Mas pode ser na cor e preferência da noiva, com pedras nacionais, se preferir, ouro amarelo, rosé. Tudo depende do gosto de cada um.

Após o casamento, a esposa utiliza o anel solitário no dedo anelar da direita em vez da esquerda. Já a aliança deve ficar na mão esquerda, também no dedo anelar. Mas nada impede que as duas jóias sejam usadas no mesmo dedo, desde que o estilo das peças combinem entre si.

De acordo com a tradição, as pessoas acreditam que usar o anel solitário em parceria com a aliança, significa amor. Além disso, sabemos que a aliança para compromisso e namoro, em muitos casais é de prata. Isso porque a sociedade costuma relacionar a estabilidade do relacionamento ao material das alianças.

Dentre as jóias que substituem a aliança de compromisso estão os colares, acessórios versáteis e discretos que podem ser usados no dia a dia sem causar qualquer incômodo.

Mas, tem se tornado cada vez mais usada no Brasil. De acordo com essa tradição o pedido de casamento é feito com um anel de noivado, normalmente um solitário (um anel com uma pedra de diamante), que é dado para a mulher no momento do pedido de casamento. Para esse anel não existem regras.

Alianças de noivado são a mesma do casamento? Agora que você já sabe tudo sobre os modelos e propósitos das alianças de noivado, vem a grande pergunta: as alianças de noivado também podem ser usadas na cerimônia de casamento? De forma simples e direta, a resposta é: sim.

Embora o anel solitário de noivado tradicionalmente seja branco, principalmente nos Estados Unidos, no Brasil, o ouro amarelo é a cor mais vendida para joias, além de demandar menos manutenção com o decorrer do tempo.

Aliança com Brilhantes e Solitário Prata
Normalmente as alianças de prata são usadas na fase do namoro e os solitários de prata são usados no noivado, mas podem ser também usados junto com a aliança de namoro.

Para usar a aliança de namoro com o anel solitário, basta saber associar seu gosto pessoal e o modelo da aliança que você já usa com um tipo de anel solitário que combine. Então, após escolher uma joia adequada basta incorporar a peça no mesmo dedo que se usa a tradicional aliança.

As alianças com duas pedras também são uma opção mais delicada, na medida certa, para casais que gostam de brilho e equilíbrio. Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina. O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral.

De modo geral, o anel solitário é usado no dedo anelar, preferivelmente na mão esquerda.

O anel solitário, por tradição, é um anel simples, liso, feito em ouro ou ouro branco (a prata é menos utilizada) com 1 diamante. Por isso o nome solitário. É uma das peças mais usadas para presentear as noivas, por ser considerado o anel do amor.

Sendo assim, por se tratar de uma joia usada por muitos e muitos anos, as alianças passaram a ser tradicionalmente fabricadas em OURO: um metal belo, nobre, durável e valioso. É por esse motivo que as alianças em ouro são as mais usadas entre os casais.

A vontade do casal prevalece
Bem, agora vocês já sabem um pouco da história das alianças de noivado, o que elas significam e que vocês podem sim usar uma aliança prata. Já demos uma boa bagagem para que vocês conversem e decidam qual a joia vai simbolizar esse momento que é um momento muito importante para o casal.

A primeira e mais "rentável" alternativa é vendê-la em alguma casa especializada em metais preciosos. No entanto, não espere sair com o mesmo dinheiro pago na aliança, uma vez que ela perde valor assim que sai da loja. É que, quando você a compra, paga o design, mão de obra e grife daquela peça.

Basicamente, o anel de noivado é presenteado num pedido de casamento, ou um casal decide por se casarem. Já as alianças, são os anéis que serão trocados no dia do casamento e representa que de fato o casal está casado.

Olha só: Tradicionalmente, a aliança que representa o namoro é usada na mão direita – a mesma mão (e mesmo dedo) da aliança de noivado. A diferença entre as duas alianças é que, geralmente, a joia de namoro é uma aliança de prata ou de aço.