Qual a diferença entre ampere e Ampere hora?

Perguntado por: eibrahim2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

O Ampère (A) é a unidade de medida que mede a quantidade de eletrões que formam uma corrente elétrica por segundo. Dessa forma, 1 A equivale a 1 C/s (coulomb/segundo). Quanto mais ampères, maior é a carga elétrica. Já o Ampère-hora (Ah) é a unidade de medida que indica a capacidade da bateria.

As maiores como as de carro, por exemplo, usam a denominação “Ah” e comportam cerca de 1000 mAh em uma única unidade. Tanto o miliampere quanto o ampere são unidades de medida da intensidade de uma corrente elétrica.

Para baterias automotivas, é utilizado um espaço de tempo de 20 horas, por isso normalmente expressamos a capacidade de uma bateria da seguinte forma: XX Ah (onde XX é a capacidade Ex 45 Ah) em 20 horas ou simplesmente C20.

O ampère-hora é uma unidade que mede a quantidade de carga elétrica transferida por uma corrente estável de 1 Ampère (A) durante 1 hora (h).

A quantidade de miliampère-hora serve para indicar a capacidade de armazenamento da bateria e não o seu tempo de duração. Portanto, se um smartphone tem uma bateria de 4000 mAh, e ele consome 1000 mA por hora, então a bateria vai durar 4 horas.

Assim, quanto maior for o ampére da bateria, mais capacidade ela terá para atender as exigências de eletricidade do veículo, pois terá mais potência. Vale lembrar que quanto mais dispositivos eletrônicos e elétricos (ou seja, que demandem energia) o automóvel tiver, mais será exigido da bateria.

É importante, antes de mais nada, entender que a sigla “Ah” significa Ampère-hora e significa “a corrente elétrica que circula por hora”. Cada veículo tem uma indicação diferente de bateria e nem sempre o valor será o mesmo, já que varia de acordo com os componentes elétricos.

Considerando o consumo de energia dos smartphones atuais, a Sony estabelece como regra geral que 5.800 mAh equivale a uma carga e meia para uso pessoal; 10.000 mAh equivale a duas cargas e meia para uso profissional; e 20.000 mAh equivale a cinco cargas, podendo ser usada por diferentes dispositivos.

A maioria dos smartphones Android e iPhones têm baterias entre 4.000 e 5.000 mAH. Um powerbank de 10.000 mAH é capaz de recarregar uma vez e meia um smartphone nessa categoria. Quanto mais miliampères tem a bateria externa, mais capacidade ela tem de recarregar um smartphone ou outro dispositivo.

A notação mAh se refere à "miliampere-hora", uma unidade para medidas de capacidade de baterias. Isso significa que, quanto maior é o seu valor, as chances serão maiores de que o dispositivo dure mais tempo com uma carga.

Para definir no sentido mais literal, podemos concluir que a sigla mAh significa miliampére-hora, que se trata de uma unidade de medida da capacidade das baterias. Didaticamente falando, o que ela representa é o seguinte: quanto maior o valor que temos em mAh, maior será a autonomia da bateria longe das tomadas.

Sua potência máxima em 127V é de 2540W (127V*20A), já para 220V essa potência pode chegar a 4400W (220V*20A). A tomada de 20A suporta mais corrente do que a de 10A, consequentemente os seus cabos devem ter bitolas maiores.

Sim, desde que a amperagem seja maior que a da sua fonte original! Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores.

Capacidade: para 127V, a potência máxima permitida é de 1.270W (10A x 127V = 1.270W). E para 220V, a potência máxima permitida é de 2.200W (10A x 220V = 2.200W).

A capacidade da bateria vem expressa em amperes por hora (Ah) e indica a corrente que uma bateria consegue fornecer no tempo. Por exemplo, se uma bateria de 100 Ah for descarregada com uma corrente constante de 5 A, a bateria ficará totalmente descarregada em 20 h.