Qual a diferença entre amor e carência?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

"O amor real conta com altos e baixos, apesar disso se escolhe estar com a pessoa. Carência é uma inflamação do coração mostrando que há algo errado com você, é uma disfunção da nossa identidade.

Considera-se carente a pessoa com deficiência que possui renda familiar mensal per capita igual ou inferior 01 (um) salário mínimo nacional.

O que é a carência afetiva? Alguém que está carente do ponto de vista afetivo sente falta de uma maior proximidade com outras pessoas ou de demonstrações de carinho por parte de amigos, familiares ou cônjuges.

Como saber se a pessoa me ama?

  • 1 – A pessoa sabe dos seus gostos. Isso mesmo, uma pessoa que ama você de verdade sabe do que você gosta, do que você quer para o futuro. ...
  • 2 – A pessoa sempre estará disponível para você ...
  • 3 – A pessoa sempre procurará contato físico.

Como superar a carência afetiva

  1. Reconheça o problema. Adquirir consciência do problema é o primeiro passo para superá-lo. ...
  2. Encare o seu problema sem culpa. Todos nós sempre teremos problemas e desafios a enfrentar. ...
  3. Não sufoque o outro. ...
  4. Concentre esforços para se transformar. ...
  5. Aprenda a confiar.

Sintomas da carência

  1. Depender excessivamente do outro para ser feliz. ...
  2. Não apresentar critérios quanto ao relacionamento. ...
  3. Aceitar qualquer condicionamento para ficarem juntos. ...
  4. Ame-se em primeiro lugar. ...
  5. Goste de sua companhia e aprenda a ficar só ...
  6. Encontre e reconheça a si mesmo.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

A insegurança, o medo da perda e da solidão, assim como a falta de autoconhecimento, faz com que a pessoa desconheça o que lhe faz bem, deixando-a sempre na expectativa e na espera de que o outro preencha ou supra a sua falta de amor-próprio.

Por causa da necessidade de afeto, a pessoa carente costuma apresentar muito desejo por holofotes, por ter atenção e por ser ouvida. Dessa forma, não é para menos: a pessoa sente necessidade de carinho, atenção e compreensão.

Em maior ou menor grau e por um longo ou curto espaço de tempo todos nós sentimos algum tipo de carência, seja a afetiva, física, moral ou espiritual.

As pessoas carentes de amor são aquelas que, provavelmente, cresceram privadas de afeto e proximidade emocional. Aquelas que esperavam o calor de alguns abraços, o apoio de algumas palavras carregadas de amor ou que, simplesmente, não se sentiram suficientemente envoltas pelas pessoas ao seu redor.

Os psicólogos tem percebido alguns fatores interessantes: As pessoas que se sentem mais privados de carinho podem ser menos felizes; mais solitárias; com mais probabilidade de sofrer de depressão e estresse. Eles têm menos apoio social e menor satisfação com relacionamentos.

Os sintomas da carência afetiva

  1. Zelo em excesso;
  2. Ciúmes desmedidos;
  3. Necessidade de atenção;
  4. Dependência emocional;
  5. Submissão;
  6. Medo e fobias;
  7. Falta de objetivos pessoais;
  8. Inferioridade.

É normal ter carência. A necessidade de receber afeto é comum a todas as pessoas, embora em graus distintos. Enquanto algumas gostam de demonstrações constantes de afeto e as usam como medida para determinar se os seus relacionamentos são bons ou não, outras pessoas não sentem essa necessidade com tanta intensidade.

Ele passa muito tempo mandando mensagens e falando ao telefone. Ele para de mandar mensagens ou termina a ligação assim que você entra no quarto. Ele começa a passar muito tempo na internet. Isso pode ser um sinal de que ele esteja conversando com outra garota.

Ele gosta de estar perto de você e está sempre sorrindo
Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. Ele se mostra curioso para as coisas que você está fazendo, para a sua vida, e até para o que você fez até o dia de hoje. Claro, daqui para frente, ele espera dividir o tempo futuro com você.

Ele vai querer passar mais tempo com ela, fará perguntas para saber mais sobre ela e irá se esforçar para agradá-la. Também pode ser bastante atencioso, oferecendo ajuda e presentes. Quando um homem gosta de uma mulher, ele realmente quer estar perto dela e fazer tudo o que puder para conquistá-la.

5 Dicas Para Lidar Com Pessoas Carentes

  1. 1 – Deixe Claros os Seus Limites. ...
  2. 2 – Evite Cair em Chantagens Emocionais. ...
  3. 3 – Mantenha o Diálogo Aberto Sobre o Relacionamento. ...
  4. 4 – Incentive a Pessoa a Se Amar e Se Valorizar. ...
  5. 5 – Cuide da Relação e Mantenha-a Saudável.

Dicas para lidar com a carência afetiva masculina

  1. Amor próprio: você precisa, primeiramente, amar a si próprio. ...
  2. Diálogo: converse sobre o que sente, o que precisa melhorar na relação. ...
  3. Empatia: coloque-se no lugar do/a parceiro/parceira e procure entender os motivos da possível frieza no relacionamento.

Características das pessoas carentes. As pessoas carentes acreditam que precisam do reconhecimento, admiração, respeito, ajuda e apoio de terceiros para conseguirem seguir adiante com as suas vidas, mas não costumam saber ao certo como conseguir tanta validação.