Qual a diferença entre amor e apego?

Perguntado por: eleiria8 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

O amor é apaixonado; o apego é apático. É habitual dizer que a raiva é o sentimento mais próximo do amor e é por isso que quando acaba um relacionamento sente um ódio e uma raiva inexplicável. Quando é apenas apego sente ansiedade, irritação com o fim da relação. O amor é desinteressado; apego é egocêntrico.

A ideia de que o apego só afeta bebês e crianças é um mito, pois começa no nascimento e dura toda a vida.

Esses padrões costumam ser categorizados em quatro principais estilos de apego: Apego Seguro; Apego Evitante; Apego Ambivalente; Apego Desorganizado.

Esse vínculo ocorre porque buscamos nos adaptar e sobreviver nos ambientes em que habitamos. Em uma relação conjugal, nos vinculamos a uma pessoa por termos identificação com ela – a famosa afinidade. Apegamo-nos a ela por querer suprir nossas necessidades.

Construir um amor baseado em apego é precisar do outro da mesma forma que a criança precisa de seus pais: para se sentir validado, nutrido, para alcançar seu lugar no mundo. É um amor carente de personalidade e imaturo onde só existem necessidades, medos e dependências.

Apego é um tipo de vínculo no qual o senso de segurança de alguém está estreitamente ligado à figura de apego. No relacionamento com a figura de apego, a segurança e o conforto experimentados na sua presença permitem que seja usado como uma “base segura”, a partir da qual poderá se explorar o resto do mundo.

Aprenda a amar sem apego e não sofrer na tentativa

  1. Evite ser um “viciado afetivo”: diga não aos apegos que trazem dor. ...
  2. Desapego não é desamor: é amar de forma madura. ...
  3. O amor tem um limite e se chama dignidade. ...
  4. Cuidado com os amores infantis e egocêntricos. ...
  5. Converta-se primeiro na pessoa que quer encontrar.

O apego ao passado é uma questão emocional complexa que merece cautelosa atenção.
...
Independente se o que aconteceu foi bom ou ruim, devemos deixar os acontecimentos passados irem embora naturalmente.

  1. Perdoe. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Ressignifique. ...
  3. Enfrente medos. ...
  4. Faça novos planos. ...
  5. Aproveite o momento presente.

O afeto diz respeito ao amor e carinho que podemos oferecer ao outro, já o apego, é sobre o comportamento de proteção, cuidados básicos e atenção as necessidades emocionais do outro.

Resposta: Ela vem de “a”, mais “pegar”; esta deriva do Latim PICARE, “agarrar, ter em si”.

O apego emocional se caracteriza por uma dependência bastante acentuada de um indivíduo em relação a outras pessoas, o que pode acabar privando o mesmo de uma vida mais plena e completa.

O fato de se apegar a objetos, crenças e pessoas pode nos fazer muito mal. Porque não se trata de depender, e sim de crescer livres. Porque não é necessitar, mas amadurecer emocionalmente.

A apatia ou ausência de sentimento não é normal. É importante verificar se existe algum motivo psicológico ou orgânico, se é uma fase ou sempre se sentiu assim. Procure um profissional para que ele possa entender todo seu problema e dar um parecer correto sobre seu caso.

O apego exagerado pode gerar uma série de problemas físicos e emocionais, tais como: ansiedade, fobia, medo e depressão. O apego excessivo a alguém, por exemplo, provoca sentimentos de possessividade, ciúme, raiva, desconfiança e medo da perda.

O homem que é muito apegado, tem dificuldades de separação e tem medo de perder a parceira, prendendo ela na relação. Por isso, a partir de agora você deve focar em ter mais liberdade e dar mais liberdade para a parceira, para que você possa trabalhar o seu desapego e a sua dificuldade de separação.

Ele gosta de estar perto de você e está sempre sorrindo
Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. Ele se mostra curioso para as coisas que você está fazendo, para a sua vida, e até para o que você fez até o dia de hoje. Claro, daqui para frente, ele espera dividir o tempo futuro com você.

Quem ama é honesto sobre o que sente e diz o que está pensando, o que teme, o que sente e o que sonha. Coisas como falar sobre a infância, arrependimentos, sonhos para o futuro e momentos tristes demonstram que ela se sente à vontade para conversar sobre si mesma com você e isso é porque está apaixonada.

Ele fala bem de você, enaltece suas conquistas, apoia suas decisões e sente orgulho de você. Quando você fala, ele te escuta, ouve com atenção, pede sua opinião e considera seus comentários. Ele deixa de fazer ou ter coisas por você, como não sair com os amigos para ter mais tempo com você.

Se você não sente desejo; não se realiza sexualmente; prefere nem ter relações sexuais com essa pessoa, porém sente algum prazer em estar ao lado dela, isso não é amor.