Qual a diferença entre amido de milho e farinha de trigo?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Um detalhe importante é que, enquanto a farinha de trigo possui glúten, o amido de milho não, o que o torna uma opção de substituição para os celíacos.

A resposta mais direta é sim, é possível substituir a farinha de trigo por Maizena no bolo.

Enquanto a farinha de milho é feita da moagem grãos de milho inteiros, amido de milho (também escrito 'amido de milho') é feito a partir da extração de uma porção do kernel. A parte que é extraída é chamada de endosperma.

Rico em vitaminas
Outra grande vantagem do amido de milho é que ele é rico nas vitaminas A, E e do complexo B. A primeira não só auxilia o crescimento como também é boa para a vitalidade do cabelo e da pele. Já a vitamina E é conhecida por ser um potente antioxidante.

farinha de arroz

A farinha de arroz é um produto obtido pela moagem do grão, sem qualquer processo químico. Pode ser uma alternativa para a substituição da farinha de trigo, principalmente para os intolerantes ao glúten, pois não contém glúten.

Ele é um espessante muito utilizado na confeitaria, ou seja, sua função é engrossar cremes e molho, proporcionando uma textura cremosa e aveludada, além de dar liga às massas, o que ajuda a deixar os bolos mais fofinhos. O amido é extraído do endosperma do milho, depois, é moído até chegar à consistência bem fina.

8 tipos de farinha para substituir a farinha de trigo

  1. Farinha de amêndoas.
  2. Farinha de arroz.
  3. Farinha de aveia.
  4. Farinha de linhaça.
  5. Farinha de chia.
  6. Farinha de quinua.
  7. Farinha de coco.
  8. Farinha de sorgo.

Resultados: Os periódicos revisados neste estudo evidenciaram que o amido de milho possui alto valor nutritivo e suavidade, enquanto a farinha de arroz possui baixo potencial alergênico e o farelo de cacau é um alimento rico em fibras, fonte de compostos antioxidantes e proteínas.

Nota: A grafia geralmente usada nos vocabulários é maisena; a marca registada que deu origem ao nome comum é Maizena [com z], e deve ter sido tirada do espanhol maíz ou do inglês maize.

Amido de milho é a farinha feita do milho usada na culinária ou para o preparo de cremes, como espessante. Usa-se também a palavra maisena, termo do qual deriva a marca comercial Maizena, um amido de milho criado nos Estados Unidos em 1842, agora produzido pela empresa multinacional Anglo-Holandesa Unilever.

Para fazer o amido de milho, apenas a endosperma é utilizada, onde estão concentrados o amido e a proteína. Depois, essa parte é moída até chegar à consistência semelhante ao talco. Todo o processo ocorre dentro de uma fábrica especializada no refino. Antes da etapa final, toda a proteína é retirada.

Justamente por ser considerado um carboidrato refinado, ele peca em diversas vitaminas e minerais. Tais condições colaboram para um aumento do índice glicêmico, fator diretamente relacionado ao ganho de peso. Entretanto, quando utilizado em pequenas quantidades, o amido de milho não faz mal.

Farinha de Amêndoas
Essa farinha, que é livre de carboidratos, rica em fibras, magnésio, antioxidantes, vitamina E, gordura monoinsaturada e poli-insaturada, também ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo.

Na digestão o amido é decomposto, por reações de hidrólise, em carboidratos menores, como a glicose, que é a fonte primária de energia para o corpo. Essa hidrólise é efetuada pelas enzimas amilases existentes na saliva e no suco pancreático. A maior parte da nossa necessidade de carboidratos é fornecida por amidos.

Farinha de bolo (Cake Flour): Esta farinha tem baixo índice protéico, entre 5% e 8%, o que garante mais fofura ao bolo e textura menos elástica. Além disso, costuma ser mais clara que os outros tipos de farinha e é perfeita para bolos e cupcakes.

farinha de trigo sarraceno

“A menos calórica é a farinha de trigo sarraceno (335 calorias por 100 gramas), seguido da farinha de trigo (349 calorias por 100 gramas”, revela a nutricionista. Já as mais calóricas são a farinha de amêndoa (573 calorias por 100 gramas), linhaça (487 calorias por 100 gramas) e coco (429 calorias por 100 gramas).

Farinha de arroz

Farinha de arroz
Ela possui ainda baixo índice glicêmico, minerais (magnésio, manganês e fósforo) e vitaminas do complexo B.

Isso pode acontecer por várias razões: forno frio, fermento adicionado muito tempo antes de a massa ir ao forno ou fermento que perdeu sua capacidade de ação.

Por exemplo, se você quiser usar o amido de milho para engrossar caldos e molhos, as receitas geralmente levam apenas uma ou no máximo duas colheres de sopa (8–16 gramas) por vez. Assim, é improvável que ele contribua com quaisquer nutrientes significativos para sua dieta além de calorias e carboidratos.

Fécula de Batata: A fécula de batata é um ótimo espessante, e diferente do amido de milho ele não deixa a cor opaca, por isso caso queira manter a cor de um molho ou creme brilhosa e viva é o espessante mais indicado.