Qual a diferença entre Amazônia Azul e A Amazônia verde?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Explicação: A Amazônia verde representa a parte terrestre e a Amazônia azul representa a parte aquática e ambas têm uma fauna e flora muito rica.

O Amazônia Verde é um projeto socioambiental desenvolvido pelo Amazon Banking Trust (ABT), através do Instituto ATR - Amazônia Tesouros e Reservas, em parceria com a IPA-Brasil (International Police Association), a maior entidade de classe policial do mundo!

É papel da Marinha proteger e desenvolver toda essa área. De ponta a ponta, a chamada Amazônia Azul é responsável pelo tráfego de mais de 95% do nosso comércio exterior e é nela onde está o petróleo nacional.

Na tentativa de voltar os olhos do Brasil para o mar sob sua jurisdição, por ser fonte infindável de recursos, pelos seus incalculáveis bens naturais e pela sua biodiversidade, a Marinha do Brasil criou o termo "Amazônia Azul", para, em analogia com os recursos daquela vasta região terrestre, representar sua ...

Além disso, abarca uma importância ímpar para a estabilidade do clima no país e para a qualidade do meio ambiente da costa marítima brasileira. Na geração de empregos, por exemplo, a Amazônia Azul contribui para a navegação, pesca, turismo, geração de energia renovável, entre outros e infindáveis ofícios.

Resposta: A semelhança se vê na enorme biodiversidade de plantas e animais. Explicação: A Amazônia verde representa a parte terrestre e a Amazônia azul representa a parte aquática e ambas têm uma fauna e flora muito rica.

A Amazônia Azul é uma zona econômica que engloba toda a margem da costa marítima brasileira, compreendendo tanto as áreas marinhas situadas ao largo da porção continental do Brasil, quanto aquelas ao redor das ilhas oceânicas, como Fernando de Noronha.

Área que apenas o Brasil pode explorar economicamente e que, por conta das riquezas naturais e minerais abundantes, é chamada de Amazônia Azul, numa comparação à importância da floresta amazônica para o país.

As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

900mil km²

A Zona Econômica Exclusiva brasileira é uma área oceânica aproximada de 3,6 milhões de km², os quais, somados aos cerca de 900mil km² de extensão que o Brasil reivindica junto à Organização das Nações Unidas (ONU), perfazem um total aproximado de 4,5 milhões de km².

Com tanta vegetação e o clima quente e úmido, e dificuldades de movimentação, nos primeiros tempos foi identificada como sendo um “inferno verde”.

A "Amazônia Azul" é toda a fronteira marítima do nosso país, que vai do Rio Grande do Sul ao Amapá e se estende a 200 quilômetros além de cada uma de nossas praias.

O nome 'Amazonas' vem da palavra “amassunu”, que quer dizer, na língua indígena, 'ruído de águas, água que retumba'. Foi dado ao rio que banha o Estado, pelo capitão espanhol Francisco Orelhana, em 1541. Pelo Tratado de Tordesilhas, assinado entre Espanha e Portugal em 1494, a região Amazônica pertencia à Espanha.

As dragagens podem comprometer a estabilidade das regiões cos- teiras e o aumento da turbidez das águas marinhas pode dificultar o desenvolvimento do fitoplâncton, base da cadeia alimentar nos oceanos. Além disso, há a destruição dos hábitats recifais, de moluscos e de crustáceos.

Esgoto, plásticos e substâncias contaminantes, como agrotóxicos, cosméticos e remédios, são alguns dos poluentes lançados no mar. Pesquisadores identificaram peixes machos que chegaram até mesmo a produzir óvulos depois de expostos aos hormônios presentes no esgoto vindos principalmente de pílulas anticoncepcionais.