Qual a diferença entre amar e se apegar?

Perguntado por: vcosta7 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O amor é apaixonado; o apego é apático. É habitual dizer que a raiva é o sentimento mais próximo do amor e é por isso que quando acaba um relacionamento sente um ódio e uma raiva inexplicável. Quando é apenas apego sente ansiedade, irritação com o fim da relação. O amor é desinteressado; apego é egocêntrico.

Aprenda a amar sem apego e não sofrer na tentativa

  1. Evite ser um “viciado afetivo”: diga não aos apegos que trazem dor. ...
  2. Desapego não é desamor: é amar de forma madura. ...
  3. O amor tem um limite e se chama dignidade. ...
  4. Cuidado com os amores infantis e egocêntricos. ...
  5. Converta-se primeiro na pessoa que quer encontrar.

Ainsworth identificou três estilos de apego, ou padrões, que uma criança pode ter com figuras de apego: seguro, evitativo (inseguro) e ambivalente ou resistente (inseguro).

Alguém que se apega às suas posses, por exemplo, se recusa a jogar ou doar coisas que não precisam mais. Elas apenas acumulam coisas, incapazes de dar um fim para aquilo não precisam mais. Geralmente, um indivíduo com apego emocional busca relacionamentos com uma pessoa que o faça se sentir confortável com ele mesmo.

Os comportamentos de apego se referem a um conjunto de condutas inatas que promovem a manutenção ou o estabelecimento da proximidade com sua principal figura provedora de cuidados, a mãe, na maioria das vezes, e são eliciados por sentimentos de medo, cansaço, fome ou estresse.

Construir um amor baseado em apego é precisar do outro da mesma forma que a criança precisa de seus pais: para se sentir validado, nutrido, para alcançar seu lugar no mundo. É um amor carente de personalidade e imaturo onde só existem necessidades, medos e dependências.

A nostalgia pode aparecer às vezes como um sentimento de melancolia pelo afastamento de algo, embora tampouco indique estar paralisado. Já o apego é, sim, a paralisia psíquica, emocional e consequentemente comportamental.

Ação de grudar-se em alguém ou em algo, unir-se, juntar-se. Apaixonar-se.

O apego ao passado é uma questão emocional complexa que merece cautelosa atenção.
...
Independente se o que aconteceu foi bom ou ruim, devemos deixar os acontecimentos passados irem embora naturalmente.

  1. Perdoe. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Ressignifique. ...
  3. Enfrente medos. ...
  4. Faça novos planos. ...
  5. Aproveite o momento presente.

Ele gosta de estar perto de você e está sempre sorrindo
Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. Ele se mostra curioso para as coisas que você está fazendo, para a sua vida, e até para o que você fez até o dia de hoje. Claro, daqui para frente, ele espera dividir o tempo futuro com você.

O homem que te ama quer saber o que você pensa, de que forma você vê o mundo, quais são os seus objetivos de vida e entender as suas razões. Ele vai valorizar a sua opinião sempre, por mais que discorde de você. Ele vai respeitar as suas opiniões e não vai querer mudá-las.

Como saber se ele me ama?

  • Já reparou nas atitudes e gestos dele? ...
  • Ele possui compromisso com você? ...
  • Ele demonstra o “eu te amo” no dia a dia? ...
  • Ele busca conversar com você? ...
  • Ele procura estar perto? ...
  • Ele fala “nós” quando planeja algo? ...
  • Ele demonstra ciúmes e insegurança? ...
  • Você é insegura?

A resposta mais comum foi a de que, lógico, as mulheres tendem a dizer a temida frase com mais facilidade – essa ideia, no entanto, está errada. No final das contas, com base em outra pesquisa, homens tendem a dizer “eu te amo” pela primeira vez antes das mulheres.

Entende-se que o apego é uma maneira de um indivíduo manter proximidade de algo ou de alguém que seja importante para ela. Essa pessoa, a qual o indivíduo é apegado, supre alguma necessidade ou deficiência emocional que o indivíduo tenha. Esse tipo de relação pode ser formada desde a infância.