Qual a diferença entre alfaiataria e costureira?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Alfaiates geralmente apenas fazem e alteram roupas sob medida. Eles se especializam em trajes formais e peças de vestuário para ocasiões especiais, como casamentos. Costureiras podem costurar todos os tipos de roupas, acessórios estofados e diversos outros produtos.

Alfaiate: tudo sobre a profissão.

As costureiras geralmente fazem qualquer tipo de roupa ou outros produtos feitos com tecidos, como almofadas. Alfaiate é o profissional especializado em roupas masculinas sob medida, principalmente roupas mais formais como ternos, podendo também fazer roupas femininas com corte masculino, como terninhos.

A principal diferença entre ambas é o tecido. Quando falamos em peças de estilo alfaiate, os tecidos mais encorpados e estruturados entram em cena, diferente da peça social que normalmente usa um tecido fino e menos espesso. Além disso, a forma de costura também é diferente.

Tipos de alfaiataria mais comuns na moda
Segundo a designer, as principais características de uma peça de alfaiataria são: caimento reto, estruturado e impecável. Esses resultados podem ser obtidos com tecidos como lãs frias, linho, crepe, jacquard, zibeline, gabardine, tweed, cashmere, microfibra two way e oxford.

Uma peça de alfaiataria significa que é uma peça estruturada, de corte mais reto e ajustado, feita com tecidos mais estruturados, secos, com caimento impecável, elegante e social. Não há fluidez nas peças de alfaiataria. Uma saia evasê ou godê e um vestido soltinho, fluído, feito de seda, não é alfaiataria.

É um corte estruturado, onde as modelagens seguem uma forma muitas vezes mais complexa, proporcionando uma peça elaborada e ainda com acabamentos excelentes. O caimento é perfeito, encaixando-se perfeitamente na anatomia do corpo, tanto para homens como mulheres.

De modo geral, podemos caracterizar como calça de alfaiataria aquela com um tecido mais estruturado e encorpado, se diferenciando da calça social nesse aspecto, que geralmente é de tecidos mais leves.

A palavra “alfaiataria” possui origem no termo árabe “al-hayyât”, que significa “costureiro”. Segundo referências bibliográficas da época, o termo teria surgido durante a Idade Média. Ele compreendia o trabalho dos alfaiates que produziam peças, como calças e ternos, sob medida, exclusivamente para o público masculino.

Moda alfaiataria é essencial para compor o Estilo Formal
Como o nome sugere, o estilo formal é mais alinhado. Normalmente é relacionado com profissões como advogadas e empresárias. Ou seja, as peças de estilo formal são feitas com tecidos finos e cortes clássicos.

Na essência da palavra, trata-se de uma peça produzida para você sob medida por um alfaiate. Um processo artesanal e até artístico, pode-se dizer. Mas existe uma tendência forte dentro da moda masculina que é a alfaiataria moderna, combinando itens mais formais com peças casuais.

Estilista - cria, elabora e desenvolve coleções de moda, estamparias e acessórios. Modelista - projeta e desenvolve a modelagem da roupa criada pela pessoa que atua como estilista, considerando a relação de proporção entre o corpo humano e a roupa.

Alfaiate, modista e costureira são palavras que se referem à mesma atividade profissional, a confecção de peças de roupa. Embora sejam termos muito similares, não são exatamente sinônimos. O alfaiate se dedica normalmente à moda masculina, enquanto que a modista está focada na feminina.

costureiro | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Cetim

Cetim. O cetim é o mais recomendado para uma roupa mais elegante. Afinal, pode ser encontrado em diversas cores e modelos. Por ser um tecido delicado, a lavagem deve ser feita à mão e na água fria.

Linho: a fibra vegetal mais comprida do mercado, retirada das fibras das plantas. Lã e cashmere: proveniente de animais caríssimos de manter, por isso o alto valor de mercado. Algodão nobre: como o egípcio e o pima, entregam característica superiores, de resistência às bolinhas e com muito brilho, toque e maciez.

Um terno feito sob medida em uma alfaiataria custa a partir de R$ 3 mil. Mas isso é uma vantagem em termos de preço?

Por ser uma peça versátil e atemporal, a calça de alfaiataria pode ser combinada com diferentes tipos de blusas e camisas, desde as mais formais até as mais descontraídas, como camisetas e regatas. Para um visual mais elegante, é comum combinar uma calça de alfaiataria com blazers, casacos e cardigãs de tecidos nobres.