Qual a diferença entre alergia e brotoeja?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Como o calor e a umidade favorecem o aparecimento desse tipo de erupção cutânea, a brotoeja costuma ser confundida com a urticária coligérnica, popularmente conhecida como alergia ao suor. No entanto, no caso da alergia, a reação é provocada por situações de elevação da própria temperatura corporal.

Erupções, bolhas, manchas vermelhas, saliências, prurido (coceira) e queimação podem indicar brotoeja. As bolhas aparecem de forma repentina, podendo atingir grandes áreas do corpo. As regiões mais propensas a apresentar essa dermatite são axilas, virilhas e áreas nas quais há fricção da pele.

Porém, em algumas situações é preciso estar atento aos sinais de alerta, como: Aumento da dor, inchaço, vermelhidão ou calor ao redor da área afetada. Pus drenando das lesões. Nódulos inchados na axila, pescoço ou virilha.

Se tratada adequadamente, a brotoeja apresenta melhoras em cerca de duas semanas. Caso contrário, ela pode sumir espontaneamente, porém o quadro tende a se prolongar por meses. O tratamento costuma ser simples, consistindo no uso de compressas de água fria e talco líquido.

Babymed é uma pomada secativa e cicatrizante, para prevenção e tratamento de assaduras e brotoejas. Sua fórmula é rica em vitamina A, D e óxido de zinco.

Principais sintomas de alergia

  1. Espirros;
  2. Coceira no nariz, olhos ou céu da boca;
  3. Coriza;
  4. Nariz entupido;
  5. Olhos lacrimejantes, vermelhos ou inchados.

Quais as principais alergias no bebe?

  • Dermatite atópica.
  • Alergia de fralda.
  • Alergia alimentar.
  • Asma e bronquite.
  • Rinite e conjuntivite alérgica.

Tratamento: O tratamento para a dermatite atópica inclui cremes de hidratação profunda na pele, além do uso de antialérgicos para diminuir a coceira e inchaço da pele do bebê. Além disso, usar sabonetes neutros e secar bem a pele após o banho ajuda a mantê-la saudável e sem crises de coceira ou irritação.

De maneira geral, as áreas afetadas não variam em cor, e as manchas não queimam e às vezes nem coçam. Enquanto isso, os principais sintomas de alergia na pele incluem coceira, bolinhas vermelhas e irritação na região que foi afetada. Além da presença de manchas ou de bolinhas avermelhadas ou brancas.

A dermatite alérgica, muitas vezes, provoca uma erupção vermelha no(s) local(is) no qual a substância entrou em contato. A reação alérgica surge de 24 a 48 horas após a exposição. A lesão pode ser vermelha, inchar e apresentar pequenas bolhas; ser quente; ou formar crostas espessas.

É uma doença crônica e hereditária que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Não é contagiosa e sua causa exata é desconhecida. A dermatite atópica costuma ocorrer entre pessoas da mesma família, juntamente com a asma ou a rinite alérgica.

Parecem bolinhas d'água ou mesmo pequenas espinhas que podem ser avermelhadas ou da própria cor de pele do paciente. Elas podem surgir no corpo todo, mas são mais comuns nas dobrinhas de pele, no pescoço e nas axilas. Geralmente, elas coçam. Em alguns casos, elas podem inflamar, causando a eliminação de pus.

Elas são causadas pelo entupimento das glândulas sudoríparas (de suor). Por isso, pioram diante de situações de estresse térmico, como febre, uso de roupas apertadas, incubadoras ou simplesmente pelo clima mais quente.

A brotoeja é mais comum em crianças e bebês, mas também pode acometer adultos. Entre os sintomas estão erupções, bolhas, manchas vermelhas, saliências, prurido (coceira) e queimação. O diagnóstico clínico considera a aparência das lesões e os sintomas.

Manter o ambiente fresco e ventilado ajuda muito a aliviar os sintomas mais rapidamente, e não será preciso um tratamento específico. Porém, os sintomas podem trazer desconforto, e a hidratação da pele pode ajudar!