Qual a diferença entre álcool etílico e álcool isopropílico?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

O álcool isopropílico tem sido sugerido como alternativa ao álcool etílico, entretanto, ressalva-se que este álcool provoca maior secura da pele, é duas vezes mais tóxico e sua atividade sobre vírus é inferior ao álcool etílico.

é imprescindível na limpeza de diversos substratos como filmes de polietileno, lonas e vinil. Na flexografia é utilizado como solvente verdadeiro, além de muito utilizado na limpeza de materiais e equipamentos.

álcool etílico 96 GL ou absoluto....

O álcool etílico é um produto indicado para assepsia externa (sob fricção) em geral. Dessa forma, pode ser utilizado para limpeza em diferentes circunstâncias, tais como a neutralização de microorganismos, higienização de materiais hospitalares e também para limpeza doméstica.

O álcool 70% (mais hidratado) é um bactericida mais eficaz do que o álcool 96%, pois o grau de hidratação é um fator importante para a atividade antimicrobiana.

Para que serve o álcool etílico hidratado 70? O Álcool Etílico 70 hidratado foi desenvolvido para a desinfecção de superfícies fixas em ambientes hospitalares, clínicos, farmacêuticos e demais espaço e locais que necessitem de desinfecção não crítica.

álcool isopropílico

A principal recomendação é adotar o álcool isopropílico que tem concentração de 70% e é antisséptico e desinfetante, indicado, exclusivamente, para eletrônicos.

ÁLCOOL GEL
Ele é o ideal para a limpeza, principalmente doméstica. Também é mais em conta, se comparado aos demais tipos. ATUALIZAÇÃO SOBRE O CORONAVÍRUS – COVID19: o álcool 70% é o tipo mais indicado para a prevenção do vírus.

A substância é irritante para os olhos e tracto respiratório. A substância pode causar efeitos no sistema nervoso central.

álcool isopropílico

O tipo de álcool ideal para equipamentos eletrônicos é o álcool isopropílico nas partes externas em concentração 70%, porém ele não deve ser jogado diretamente em seu dispositivo. O ideal é que seja aplicado em um pano de microfibra sem encharcar o mesmo para ser feita a limpeza do aparelho.

Possibilidade de alterar as funções hepáticas. Contato com a pele: Pode causar irritação com avermelhamento e dor. Tem ação desengraxante. Contato com os olhos: Vapores causam irritação.

O álcool isopropílico não é o líquido mais indicado para limpar telas sensíveis de LED ou LCD, entretanto, poderá ser utilizado se misturado em uma solução em 50% com água filtrada, de forma a proporcionar uma limpeza efetiva sem danificar o seu display.

2- Álcool isopropílico. Este tipo de alcool não danifica a proteção das lentes; muito diferente do álcool a 70% (usado para desinfecção das mãos).

99%

Álcool Isopropílico tem graduação alcoólica 99% e é muito útil para a limpeza de equipamentos eletrônicos e aparelhos celulares, removendo a oleosidade sem comprometer seu funcionamento.

O álcool etílico, também conhecido como etanol, é composto por dois átomos de carbono, cinco átomos de hidrogênio e uma hidroxila (C2H5OH), sendo obtido dos produtos como: cana-de-açúcar, mandioca, milho, batata, eucalipto, beterraba, etc.

O álcool etílico é conseguido a partir da fermentação de açúcares de vegetais, alimentos ou resíduos sólidos, assim como todos os outros tipos. Aqui, a concentração é baixa o suficiente para a ingestão e não é eficiente para a limpeza contra o coronavírus. O álcool hidratado também é utilizado nesses produtos.

Conclusão – Os resultados da pesquisa permitem concluir que o álcool etílico a 70% é eficaz na antissepsia da pele e que a antissepsia com álcool etílico 70% reduz a flora microbiana da pele conferindo maior segurança e liberdade de riscos ao procedimento prévio à coleta de sangue.

70%

O álcool 70% é um produto inflamável, por isso deve ser manuseado e armazenado com cuidado. A partir dos 16,6ºC, temperatura do chamado "ponto de fulgor", o álcool começa a liberar vapores que, ao entrarem em contato com fontes de ignição, como chamas ou faíscas, podem entrar em combustão.