Qual a diferença entre água destilada e água para injeção?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

A água destilada pode ser utilizada para muitas coisas em laboratório. Já água para injeção serve como matéria-prima de medicamentos injetáveis. E, por cair diretamente na corrente sanguínea, a exigência de pureza dessa água é muito maior (imagine se nessa água existir uma bactéria causadora de doenças…).

Água para Injetáveis (complexo lipídico de anfotericina B) é uma suspensão estéril, apirogênica, para infusão intravenosa. Água para Injetáveis consiste de anfotericina B complexada com dois fosfolipídios em razão molar de fármaco-lipídio de 1:1.

A água destilada é estéril e pode ser utilizada na manipulação de medicamentos injetáveis. A água deionizada é obtida por troca iônica, sendo estéril e, portanto, pode ser utilizada na preparação de soluções injetáveis.

Água para injeção é utilizada em preparações de medicamentos para administração, é um agente de veículo para dissolução ou diluição de substâncias. A Água para injeção é estéril e livre de bactérias, agindo como adjuvante para facilitar a absorção do medicamento no organismo.

É diluir mais ainda o medicamento, aumentando o volume do solvente (Água Destilada, SF, SG ou diluente para injeção), com o objetivo de obter dosagens pequenas, ou seja concentrações menores de soluto, porém com um volume que possa ser trabalhado (aspirado) com segurança.

O termo aquoso refere-se à utilização da água destilada como solvente. Assim o soro fisiológico é uma solução na qual o soluto é o cloreto de sódio, cuja fórmula química é NaCl e que não é mais do que o sal de uso alimentar, e o solvente é a água destilada.

No geral, A água destilada não é o insumo mais indicado para tratamento de feridas. Isso uma vez que a osmolaridade da água destilada difere da do plasma humano, causando a chamada lise celular. A depender da gravidade da ferida e do paciente essa lise celular pode ser clinicamente significativa.

A água destilada é uma das ferramentas mais importantes em um laboratório. É usada como solvente, lubrificante e reagente, e também pode ser usada para limpar equipamentos e vidrarias. Além de ser importante para os processos químicos, a água destilada é essencial para manter o ambiente do laboratório limpo e seguro.

Injetar água pura diretamente na veia pode ser muito perigoso e até mesmo fatal, pois pode desequilibrar os níveis de eletrólitos no corpo e afetar o funcionamento dos órgãos vitais.

SISTEMAS DE PURIFICAÇÃO DE ÁGUA – TECNOLOGIAS DE PURIFICAÇÃO
A diferença reside na presença do parâmetro endotoxinas bacterianas na água para injetáveis e nos seus métodos de preparação, especificamente no último estágio.

Deve ser feita com seringa e soro fisiológico. Sempre realize com a sua cabeça ereta e nunca deitado para não ter a sensação de sufocamento. Atenção: durante a lavagem a solução pode sair pela outra narina ou pode ser deglutida sem qualquer problema. Você não precisa estar doente para realizar a limpeza do nariz!

A água destilada é um dos produtos hospitalares mais utilizados para higienização de matérias em laboratórios e consultórios de odontológicos. A água destilada passa por um processo chamado de destilação, durante esse processo são removidos minerais e impurezas.

Resumidamente, a água bidestilada, nada mais é do que a água destilada duas vezes. Processo que consiste em aquecer a água até que a mesma evapore, de modo que durante o seu processo de evaporação, os minerais e impurezas presentes nela sejam perdidos.

A água destilada tem diversas funções na indústria, especialmente como reagente ou solvente em processos químicos. Assim, é usada em laboratórios, hospitais e consultórios odontológicos.

Produto: AGUA PARA INJECAO 200 AMP 10ML - FARMACE .
...
Informação Adicional.

AnvisaNão
FabricantesFarmace
PreçoR$72,50

Todos os fabricantes sugerem a reconstituição (ou diluição) da toxina com o uso de soro fisiológico a 0,9%. Também é possível utilizar água destilada injetável (ou”água para injeção”) sem alterar as características da solução e ação do medicamento.