Qual à diferença entre afetiva e cognitiva?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os aspectos afetivos objetivam a satisfação da necessidade, ou seja, os fins, enquanto que os aspectos cognitivos determinam o caminho para se chegar à satisfação da necessidade, os meios.

Esses termos se referem às habilidades mentais que atuam no processamento de informações, na construção do conhecimento e na forma de lidar com as emoções. Continue a leitura e veja qual é a importância de ajudar o seu filho a desenvolver essas habilidades!

A emoção é que faz com que a mente se reorganize. Basta saber, agora, como as emoções influenciam a cognição (memória, aprendizagem, razão, linguagem) de acordo com a sua intensidade e valência.

A unidade afetivo-cognitiva é, portanto, expressão da relação entre atividade e consciência, ou melhor, expressão consciente da atividade do sujeito, que regula ao mesmo tempo essa mesma atividade, de modo que o vínculo sujei- to-objeto se constitua como imagem psíquica, como signo, como conceito, o qual funde ...

A afetividade é o “combustível” para a cognição, que é o “motor”. A afetividade não se limita apenas às emoções e sentimentos – prazer, desprazer, simpatias, emoções - abrange também as tendências e a vontade, pois é necessário um desejo que mobilize o sujeito a agir em direção à sua meta.

3 sinônimos de cognitivo para 1 sentido da palavra cognitivo: Relativo à cognição e ao conhecimento: 1 intelectivo, intelectual, mental.

Entende-se por função cognitiva ou sistema funcional cognitivo as fases do processo de informação, como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas.

Quais são os processos cognitivos?

  • percepção.
  • linguagem.
  • atenção.
  • memória.
  • pensamento.

O desenvolvimento sócio-afetivo está relacionado aos sentimentos e as emoções em virtude de uma série de interesses, solidariedade, cooperação, motivação e respeito, visando desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, desenvolvendo também o aspecto cognitivo, ...

Sobre a habilidade de aprender, nos referimos ao desenvolvimento cognitivo. A habilidade de se conhecer e reconhecer suas emoções é marcada pelo desenvolvimento emocional. Já a habilidade de lidar com o outro e com a sociedade se refere ao desenvolvimento social.

Mas, na realidade, são as emoções que dão origem aos sentimentos. Enquanto as primeiras se referem a uma reação instintiva, uma resposta neural para os estímulos externos, tal como o choro ou o riso, os sentimentos, em geral, refletem como a gente se sente frente a uma emoção.

As emoções capturam a atenção e ajudam a memória, tornando-as mais relevantes e claras, a sua ativação ou excitação somática desencadeia vínculos que fortalecem as funções cognitivas, ao contrário do que se pensava no passado.

adjetivo Que diz respeito à afetividade, aos sentimentos. Que possui afeição ou características afetuosas. Refere-se aos sentimentos ou às afeições.

As habilidades socioafetivas estão voltadas para o aprimoramento e entendimento de valores e comportamentos, visando uma boa convivência e trazendo o bem-estar para o indivíduo em um contexto social.

Os estados emocionais e sentimentais formam a afetividade. Por sentimento entende o estado afetivo brando, suave [...]. Assim, são os sentimentos de alegria, tristeza, júbilo, ódio, medo, raiva[...]

Piaget (1962) considera que a afetividade precede as funções das estruturas cognitivas e que os estágios da afetividade correspondem exata- mente aos estágios do desenvolvimento das estruturas. Há, entre eles, uma correspondência e não uma sucessão.

A teoria propõe que os comportamentos de trabalhos afetivos são explicados pelo humor dos funcionários e emoções, enquanto comportamentos cognitivos são os melhores preditores de satisfação no trabalho.

Afetividade é o estado psicológico que permite ao ser humano demostrar os seus sentimentos e emoção a outro ser ou objetivos.