Qual a diferença entre Adderall é Ritalina?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Enquanto o princípio ativo do Adderall é a anfetamina, o da Ritalina é o cloridrato de metilfenidato. Apesar de ambos estimularem o sistema nervoso central, a Ritalina leva cerca de 1 hora para atingir níveis máximos no organismo, ao passo que o Adderall leva, aproximadamente, 3 horas.

Em doses terapêuticas, o Adderall induz efeitos emocionais e cognitivos, como euforia, alterações na libido, aumento no estado de vigília e aprimoramento do controle cognitivo. Nessas doses, também induz efeitos físicos, como aceleração do tempo de reação, resistência à fadiga e aumento da força muscular.

R$ 283,08Ativar Desconto Lab.

Venvanse ou Ritalina? Por ambos serem medicamentos indicados para o tratamento do TDAH, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual dos dois é melhor. No entanto, ambos são eficazes e, por isso, o melhor é aquele que se adaptar melhor às necessidades do paciente.

Nesse sentido, os efeitos do Venvanse podem levar de 1 a 2 horas para aparecer, entretanto eles duram mais ao longo do dia quando comparados com a ritalina. O resultado disso é que o Venvanse precisa ser ingerido com menos frequência quando comparado com a Ritalina.

O metilfenidato é uma substância receitada para crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Já a naltrexona é indicada no tratamento do abuso de álcool e outras compulsões.

Além disso, existe o efeito rebote em pacientes que não possuem quadro de TDAH e tomam o remédio. Nesses casos, o consumo causa a alteração na produção de neurotransmissores e, ao parar de tomar, sentem o humor alterado (tristeza e raiva), falta de energia e ânimo ou sintomas semelhantes ao de dependentes químicos.

Especificamente naqueles casos diagnosticados com TDAH, o medicamento mais recomendado é o metilfenidato, considerado como o tratamento de primeira linha, é vendido no Brasil com os nomes comerciais de Ritalina®, Ritalina® LA e Concerta®.

Quem não pode tomar? Adultos: – Pessoas com doenças, cardíacas avançadas, pressão alta, hipertiroidismo, glaucoma, ansiedade severa, entre outros.

A Ritalina possui metilfenidato na sua composição, que é um psicoestimulante responsável por aumentar a produção e os níveis de dopamina e noradrenalina. Ou seja: estimula a atividade mental, aumenta o foco e a concentração, além de diminuir a sonolência durante o dia.

Ritalina
Pessoas saudáveis utilizam este medicamento buscando ter melhor concentração, memória, aprendizado e atenção. Por isso, ela é considerada uma droga da inteligência.

R$ 106,16Ativar Desconto Lab.

Muitas pessoas que fazem uso do metilfenidato perdem peso. Isso ocorre porque a ação estimulante faz com que o apetite seja reduzido. Assim, a pessoa não sente a necessidade de se alimentar. Por um lado, isso pode parecer bom, principalmente àqueles que querem emagrecer.

Ritalina (SESA) e/ou Concerta (SESA) em substituição ao Venvanse.

Nos dois principais estudos em adultos com dimesilato de lisdexanfetamina (princípio ativo do Venvanse ® e Juneve ®) nas doses de 50 mg ou 70 mg ao dia para tratamento do Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) moderada à grave, a média da perda de peso após 12 semanas foi de 5,8 kg para pacientes que receberam ...