Qual a diferença entre acertivo e assertivo?

Perguntado por: osalazar . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Algumas pessoas confundem a correta grafia deste termo com “acertivo”, pois acreditam que derive diretamente da palavra “certo”, em referência ao significado que possui. Mas, “acertivo” está errado e não existe na língua portuguesa. A forma escrita correta é assertivo (com o “ss”).

Resumindo, assertividade é a qualidade de um comportamento que contrasta com o agressivo e o passivo. Seria uma forma de expressão na qual o interlocutor consegue expressar o que quer e pensa de forma clara e sem hostilidade. Assertivo é de fato um ótimo adjetivo.

Além de ser a forma feminina do adjetivo assertivo, o substantivo feminino assertiva se refere também a uma asserção, ou seja, a uma afirmação ou declaração sobre algo de forma clara e objetiva. Após dizer uma irrefutável assertiva, saiu da sala. Ninguém questionou a assertiva que o professor disse.

Que expressa algo de maneira segura, com frontalidade, sem hesitações (ex.: pessoa assertiva; tom assertivo).

Benefícios da assertividade: conheça 3 razões para ser assertivo

  • A assertividade reduz o estresse. Você vive estressado? ...
  • A assertividade aumenta sua autoconfiança e autoestima. Você pode se considerar uma pessoa assertiva quando é honesto sobre seus sentimentos e percepções. ...
  • A assertividade melhora seus relacionamentos.

Pessoas assertivas dizem o que é preciso, são objetivas, transparentes e sabem ouvir a opinião dos outros. Com uma atitude sempre respeitosa e séria, são capazes de conquistar a credibilidade e confiança das pessoas.

Veja algumas dicas de comunicação assertiva e conseguir isso!

  1. 1 - Aprenda a entender o outro. ...
  2. 2 - Aprenda a ouvir na essência. ...
  3. 3 - Atenção à sua fala. ...
  4. 4 - Acerte o momento. ...
  5. 5 - Tenha embasamento. ...
  6. 6 - Seja um bom intermediador. ...
  7. 7 - Busque evolução contínua.

Ela expressa opiniões e desejos sem, no entanto, desrespeitar as necessidades dos outros. “Ser assertivo não significa atacar ou ignorar os sentimentos dos outros. Significa que você está disposto a se defender de maneira justa — sem atacar os outros.”

1 afirmação, asserção, asseveração, alegação, asserto, certeza, comprovação, confirmação, declaração, enunciado, firmativa.

A pessoa assertiva tem domínio dos assuntos que acredita, apresenta suas opiniões de maneira clara e busca chegar a um acordo nas discussões que enfrenta. Assim, não tenta “ganhar” debates, mas respeita seu interlocutor e busca um ponto de equilíbrio.

Falaremos mais detalhadamente sobre isso nos tópicos a seguir!

  1. Saber ouvir e dar feedbacks. ...
  2. Focar na resolução de um problema e não na identificação de culpados. ...
  3. Comunicar de forma clara e não agressiva. ...
  4. Saber dosar firmeza e flexibilidade. ...
  5. Assumir erros e compartilhar acertos. ...
  6. Pensar antes de falar e agir.

Quais são os 4 comportamentos relacionados à assertividade? Os psicólogos costumam trabalhar com quatro perfis de comportamento: agressivo, passivo, passivo agressivo e assertivo.

Não-assertividade ocorre quando a pessoa não expressa os seus sentimentos ou seus pensamentos ao interlocutor, emitindo, muitas vezes, comportamentos contra a própria vontade, ou deixando de defender-se por medo de prejudicar sua relação futura com o interlocutor.

Você também pode ser não-assertivo quando evita o olhar direto para as pessoas, a fala é vacilante, a postura do corpo é tensa, os movimentos são estranhos. Isso é ser não-assertivo. Uma forma não assertiva sutil pode ser percebida quando um não respeita a capacidade do outro em lidar com os problemas.

Os estilos de comunicação são maneiras de descrever as diferentes formas pelas quais as pessoas se comunicam. Há quatro estilos principais: comunicação passiva, comunicação agressiva, comunicação passivo-agressiva e comunicação assertiva.

Assertivo é um adjetivo relativo a qualidade de algo que é afirmativo, positivo e certo, como um comportamento ou ação, por exemplo. Uma pessoa assertiva, de acordo com a psicologia comportamental, consiste no modo seguro e confiante de agir, ou seja, um indivíduo que está certo de suas ações, atitudes e comportamento.

E para que isso aconteça de forma legítima, aquele que transmite uma mensagem precisa buscar incessantemente os quatro Cs da comunicação assertiva, clareza, consistência, coerência e confiança.