Qual a diferença entre ação corretiva e preventiva?

Perguntado por: msantos3 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Em poucas palavras, uma correção é uma ação imediata tomada para corrigir um problema identificado durante uma auditoria ou enquanto o monitoramento e a ação corretiva trabalham para resolver a causa principal do problema. A ação preventiva é tomada para evitar um problema de segurança de alimentos no futuro.

Uma medida corretiva é uma medida proposta textualmente para solucionar não-conformidades existentes e para prevenir a sua recorrência.

Por outro lado, a “ação corretivase faz necessária quando tal evento passa a ocorrer acima de um limite considerado aceitável pela organização, onde conclui-se que é preciso evitar que tais desvios se repitam com frequência, portanto, depende da compreensão de suas causas para que sobre elas se adotem ações.

As ações corretivas são práticas necessárias para evitar que um problema traga novos desafios. Mas é importante reforçar que as medidas precisam ser tomadas imediatamente após a ocorrência para amenizar suas consequências. Na ação corretiva é realizada uma ação sobre um fato ou falha que já aconteceu.

A saúde preventiva consiste na precaução de lesões ou doenças por meio de ações antecipadas, em vez de curá-las ou tratar os seus sintomas. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos usuários e o foco é a antecipação da doença ou o diagnóstico precoce da enfermidade, proporcionando a agilidade no tratamento.

Sendo assim, é necessário colocar em prática a medida mais importante: a Abordagem Preventiva. Essa tem como objetivo evitar perdas na área de vendas em todas as situações descritas acima, pois evita inclusive que o colaborador tome ações que possam causar o eventual constrangimento do consumidor.

A medicina preventiva é especialidade médica focada em evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir o impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos e melhorar a qualidade de vida de pacientes em tratamento.

Os programas de vacinação e imunização de doenças transmissíveis, por exemplo, são exemplos importantes de ações de prevenção primária.

PREVENÇÃO PRIMÁRIA: modificação da exposição já existente aos fatores de risco, para evitar o desenvolvimento de doenças. Ex: campanhas anti-tabagismo para fumantes; campanhas de vacinação. PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: detecção precoce da doença já estabelecida. Ex: exame citopatológico de colo uterino; mamografia de rotina.

As ações corretivas permanentes são determinadas para a causa raiz e o processo de inspeção (que também não impediu que a causa escapasse).

Ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades encontradas.” Isso significa que, mesmo que haja alguma flexibilidade, é necessário avaliar aquele problema a ponto de entender se a ação corretiva foi apropriada ao efeito da NC.

Quando os resultados planejados não são alcançados, devem ser efetuadas as correções e executadas as ações corretivas, como apropriado, para assegurar a conformidade do produto. A organização deve medir e monitorar as características do produto para verificar se os requisitos do produto têm sido atendidos.

AÇÃO DE CONTENÇÃO é uma ação para conter o problema e não permitir que ele cresça. AÇÃO DE CORREÇÃO é ação tomada de forma imediata com o objetivo de minimizar o impacto do problema interno ou no Cliente.

8.2.3 Medição e monitoramento de processos
Esses métodos devem demonstrar a capacidade dos processos em alcançar os resultados planejados. Quando os resultados planejados não forem alcançados, correções e ações corretivas devem ser executadas, como apropriado.

Apontar uma não conformidade deve ser um ato construtivo e não repreensivo. Mais do que corrigir um problema pontualmente, é preciso identificar detalhadamente, analisar a causa raiz, fazer um plano de ação e avaliar sua eficácia. Afinal, é este tipo de prática que garantirá que a não conformidade não ocorra novamente.

FMEA. FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é uma ferramenta utilizada para análise de possíveis desvios ou falhas, e suas respectivas causas, em um determinado processo ou produto.

Realizando uma Abordagem Preventiva
Aproximando-se da pessoa com atitudes suspeitas, o colaborador deve tomar todas as precauções para não provocar constrangimentos, para isso é necessário a realização de constantes treinamentos, principalmente, para a equipe responsável pela fiscalização da loja.