Qual a diferença entre abalroamento e colisão?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Existe diferença entre colisão e abalroamento? Não existe diferença entre eles, já que um abalroamento é uma colisão entre dois veículos.

Vimos que na definição de “colisão” ambos os veículos estariam em movimento, e caso um deles esteja inerte, ou não sendo um veículo, seja um objeto fixo ou móvel sem movimento, dizemos que ocorreu um “choque”.

Colisão Lateral
As lesões produzidas pelo impacto das colisões laterais também são muito graves, devido à proximidade dos ocupantes com a parte atingida, sendo as ferragens dos veículos, estilhaços de vidros e o impacto com os outros ocupantes do veículo, o grande causador de lesões.

As colisões podem ser classificadas em três tipos: a colisão elástica, a colisão parcialmente elástica e a colisão inelástica.

  • Colisão elástica ou perfeitamente elástica.
  • Colisão Parcialmente Elástica.
  • Colisão Inelástica.

Em suma, é um choque entre dois veículos (independentemente do tipo, como um carro contra outro, ou carro e moto e assim por diante). Em uma interpretação mais ampla, abalroamento pode ser, também, a colisão de um veículo contra outra coisa, como um poste e objetos fixos.

Significado de Abalroamento
substantivo masculino Choque; colisão violenta de uma coisa com outra. Colisão; ação de abalroar, de colidir, de chocar. [Figurado] Investida contra: abalroamento de investigações.

Presume-se a culpa do motorista que colide na parte traseira do veículo que está imediatamente a sua frente. A referida presunção de culpa é juris tantum, podendo ser elidida pela demonstração de que o acidente foi ocasionado pelo condutor do veículo abalroado.

Colisão transversal: Quando há impacto entre dois veículos que se cruzam ortogonal ou obliquamente (frente de um e lateral do outro).

Segundo o órgão, as ocorrências mais frequentes são:

  • colisão no mesmo sentido ou transversal;
  • saída de pista;
  • batida em objeto fixo;
  • capotagem;
  • colisão frontal;
  • atropelamento.

Colisão frontal é a denominação de acidente de automóvel que ocorre quando os veículos colidem de frente. Veículos como trens, aviões e motocicletas são os tipos comuns envolvidos neste tipo de acidente. É considerado o pior tipo de colisão, ante colisão lateral e colisão traseira.

O que fazer em caso de acidente?

  1. Tire o veículo da via. No caso de uma colisão, o primeiro passo a ser feito é tirar os veículos envolvidos da rua. ...
  2. Preste socorro. ...
  3. Converse com o outro envolvido. ...
  4. Faça um boletim de ocorrência. ...
  5. Acione o seguro do seu carro. ...
  6. Leve o veículo para o conserto.

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 497/19, do deputado Rafael Motta (PSB-RN), que assegura ao consumidor com apólice de seguro o direito de escolher a oficina para reparos em caso de sinistro com veículo.

É o tipo de acidente que envolve apenas um veículo.

As colisões inelásticas são aquelas que os corpos seguem com a mesma velocidade final após o choque. Já as colisões elásticas são aquelas que os corpos seguem com velocidades finais diferentes após o choque.

Considerando o sistema formado pelo projétil e pelo bloco, podemos dizer que a quantidade de movimento do sistema um pouco antes da colisão, é igual à quantidade de movimento do sistema logo após a colisão. Portanto, logo após a colisão, a velocidade do conjunto é v = 2 m/s.

Existem duas fases durante uma colisão: a deformação e a restituição. Quando dois corpos que colidem entram em contato, inicia-se a fase da deformação, que se encerra quando os dois corpos ficam em repouso entre si. Imediatamente depois, inicia-se a fase da restituição que irá terminar com a separação dos corpos.