Qual a diferença entre a vitamina B12 e complexo B?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

A vitamina B12 , como o próprio nome indica, faz parte do complexo B. Ela também é conhecida como cobalamina ou cianocobalamina — isso pois conta com o mineral cobalto em sua composição, além do cianeto.

A cobalamina auxilia na produção dos glóbulos vermelhos, as células sanguíneas responsáveis por transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Quando os níveis de vitamina B12 estão baixos, ocorre uma alteração na estrutura e formação dos glóbulos vermelhos, promovendo o surgimento da anemia perniciosa.

De acordo com a nutricionista todas as vitaminas do complexo B são importantes, mas as que mais se destacam são: B6 (Piridoxina): - Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico, promove a produção de serotonina e melatonina, alivia enxaquecas e náuseas.

Mas, afinal, para que serve vitamina B12? Além de ajudar na manutenção e no desenvolvimento das funções do sistema nervoso central, ela auxilia no metabolismo dos carboidratos e proteínas, o que ajuda a manter uma boa disposição mental e física.

Complexo B Premium é o complexo B mais completo do mercado nacional, sendo o único com colina na composição.

Vitamina B12 Lauton Nutrition
A vitamina B12 Lauton Nutrition é um dos melhores suplementos para comprar na categoria. Além de ser vegana, a embalagem traz 60 cápsulas que podem durar até dois meses.

Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”.

Auxiliando nas funções bioquímicas do corpo, esse suplemento é indicado tanto para pessoas que praticam atividades físicas intensas quanto para as que não o fazem. Atuando no combate a doenças crônicas e congênitas, o complexo B é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Ajuda na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis por fortalecer o sistema imunológico; Concede suporte para a formação de hemoglobina; Fortalece o metabolismo proteico; Faz bem à saúde dos olhos, pele, cabelos, intestino e sistema nervoso.

Alguns sintomas da deficiência de vitamina B12 são: fadiga, palidez, perda de apetite, formigamento nos pés e nas mãos, dificuldade para manter o equilíbrio, falta de concentração, perda de memória e desorientação.

É preciso ingerir fontes de vitamina B todos os dias, uma vez que não podem ser armazenadas pelo nosso corpo. A carência destes nutrientes pode provocar problemas com funções cognitivas como a memória e confusão mental, falta de energia, fraqueza muscular e até depressão.

Embora a deficiência de vitaminas do complexo B não seja a única causa desse tipo de problema, ela pode agir como fator de risco em alguns casos. A deficiência de vitaminas do complexo B pode ser causada por uma dieta pobre em nutrientes ou por problemas de absorção desses elementos pelo corpo.

Vitamina B6 tem relação com o sono? Uma boa noite de sono depende de vários fatores, entre eles a alimentação, considerada um dos pilares principais para um sono de qualidade. A vitamina B6 faz parte da produção de um hormônio ligado ao humor, a serotonina, que é liberado na presença de luz.

Certos distúrbios gastrointestinais (como gastrite atrófica ou doença de Crohn) podem causar absorção reduzida de vitamina B12 pelo intestino; Pessoas que bebem muito álcool e não comem com frequência têm mais dificuldade para absorver a vitamina B12.