Qual a diferença entre a vinha e a figueira?

Perguntado por: mdorneles . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

O tipo de constituição: uma videira para dar fruto precisa de temperaturas mais baixas, serenas. Já uma figueira produz em temperaturas mais quentes, no calor. Elas possuem gostos diferentes. O tempo de produção: uma videira tem tempo de produção mais rápido, entre 85 a 180 dias.

A uva é o fruto da videira ou parreira, uma planta da família Vitaceae.

Quantidade de videiras plantadas num terreno; Terreno plantado de videiras.” A partir daí, entendemos que a vinha é o conjunto de videiras.

Jesus explicou que, tal como a figueira, precisamos dar fruto. Deus dá algum tempo, mas, mais tarde ou mais cedo, quem não se arrepende de seus pecados será castigado ( Lucas 13:5-7 ).

Jesus afirma que qualquer "operário" que aceita o convite para o trabalho na vinha (dito por Jesus para representar o Reino dos Céus), não importa o quão tarde do dia, receberá uma recompensa igual com aqueles que foram fiéis por mais tempo.

carica ou figueira-comum, é a árvore que produz os figos comestíveis. Nativa do Oriente Médio e do Mediterrâneo, seus frutos são consumidos desde a antiguidade. Foi uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem. São popularmente consumidos in natura, em compotas e doces.

A grande lição mostrada na figueira, é o fato de que precisamos nos voltar para Deus e produzir, urgentemente, frutos dignos de arrependimento. Na figura do viticultor, vemos que Deus é paciente, mas Sua espera tem limite.

Apresenta casca cinzenta, quase lisa, folhas simples que podem ter até cinco centímetros de comprimento. Outra característica, que também chama atenção, é que ela serve de suporte (forófito) para muitas epífitas, como orquídeas, bromeliáceas, cactos e samambaias.

Por definição, vinha remete ao conjunto de videiras plantadas em um terreno, como sítios, fazendas e vinícolas. Esses conjuntos de videiras podem ou não ser da mesma espécie de uvas.

Todas as formas de produtos da videira (uvas, passas, sucos, vinho e álcool destilado de vinho) têm origem nos açúcares produzidos nas folhas por um processo conhecido como fotossíntese.

Videira, vinha ou parreira é a planta que produz a uva. Existem dezenas de espécies de videiras, mas apenas a vitis vinifera é usada na viticultura para produzir vinhos de boa qualidade.

2 videira, vide. 3 pechincha, achado. 4 vinhedo.

A terra era preparada, as videiras eram plantadas ao longo dos montes, e as vinhas eram cuidadosamente cercadas para manter afastados animais ou pessoas indesejáveis. As videiras eram cultivadas e podadas de modo a produzir tanto fruto quanto possível.

A Bíblia diz que um homem de Jezreel por nome de Nabote possuía uma vinha que ficava ao lado do palácio do rei Acabe.

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.

Jesus amaldiçoou a figueira, para nunca mais dar fruto.
No dia seguinte, a figueira estava completamente seca, desde a raiz! Os discípulos ficaram admirados, porque a figueira tinha secado muito rapidamente. Jesus lhes explicou que, se tivessem fé, poderiam fazer coisas muito maiores que isso (Mateus 21:20-22).

Em Mateus 24:32-33, Jesus explicou que a figueira se renovava, crescendo novas folhas, quando o verão estava próximo. Assim, quando as pessoas viam a figueira florescendo, sabiam que o verão estava chegando. Antes de contar essa parábola, Jesus tinha revelado alguns sinais que iriam acontecer antes do fim dos tempos.

Na “vinha do Senhor” trabalha-se gratuitamente, não se trabalha para ter um salário maior, não se pratica o bem em favor do irmão para ter o direito a um prêmio no céu. Seria egoísmo imperdoável servir-se do irmão pobre e necessitado para acumular méritos diante do Deus.