Qual a diferença entre a vara e o cajado?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Nesse sentido, a vara era o principal instrumento de proteção. Já a palavra “cajado” traduz um vocábulo hebraico que significa “apoio” ou “suporte” e se refere ao cajado usado pelo pastor como auxílio para caminhar e também como instrumento para orientar as ovelhas.

No Novo Testamento, o termo “vara” (rhabdos) se refere à autoridade dos salvos (Ap 2.27) e de Cristo (Ap 19.15). Por seu valor como instrumento de autoridade, Miqueias 6.9 recomenda: “ouvi a vara (matteh) e quem a ordenou”. As primeiras referências à vara na Bíblia Hebraica evocam a ideia de instrumento mágico.

Era um instrumento usado pelo pastor de ovelhas (Sl 23.4). Geralmente era usado para: Corrigir a ovelha desobediente e desgarrada, Socorrer a ovelha que se encontrava caída e enferma, Proteger o rebanho dos animais ferozes.

O texto de Provérbios 13:24 é o verso geralmente mencionado quando o tema é relacionado com as Escrituras: “O que retém a vara aborrece seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.”

Segundo a enciclopédia livre "o cajado é uma vara do pastor, caracteristicamente tendo a extremidade superior recurvada em forma de gancho ou semicírculo. Ele é usado para tocar nas patas das ovelhas de leve para que elas retornem ao seu caminho, não desviando do mesmo.

O cajado, ou o tau, com a serpente enrolada veio a ser o símbolo da medicina. Este símbolo foi, contudo, ligado a um filho de Apolo com a mulher Coronis, filho este que se chamou Asclépio, o qual era um semideus, mas que foi adorado como se deus fosse.

Então o pastor unge toda a sua cabeça com óleo. proteção contra o mal que tenta destruir as ovelhas.

Um saco que os viajantes usam para levar dinheiro e mantimento para a jornada. Era feito de diversos materiais, geralmente pele ou couro, e estava preso à cintura (1 Sm 17.40 – Mt 10.10 – Lc 12.33 a 36).

Para provar que é mesmo o libertador do povo hebreu e falou com Deus, Moisés transformou o cajado em uma serpente na frente de todos.

A vara tem sua origem na fasces da Roma Antiga. Fasces era uma espécie de bastão utilizado para abrir caminho na multidão para dar passagem aos magistrados. Com o tempo passou a ser uma insígnia do juiz, o que fazia com que a população o reconhecesse e o respeitasse como autoridade.

1. Haste de árvore ou de arbusto. 2. Pau comprido e fino.

Por outras palavras: orientar espiritualmente os fiéis e guardá-los dos perigos. Estas duas funções estão representadas no báculo. A extremidade superior em forma de gancho serve para atrair; a extremidade inferior (supostamente mais pontiaguda) serve para ferir.

Moisés

Para provar que diz a verdade, Moisés joga seu cajado no chão, que se transforma em serpente, deixando todos maravilhados. Moisés vai até a cobra e a pega pela cauda e a serpente novamente se transforma em cajado.

estava ali para matar somente um golias tinha 4 irmãos que certamente estavam no acampamento ou seja ele foi determinado a matar. 5 gigantes a regra no entanto era que quem matasse o outro ganharia a batalha e foi por esse motivo que ele não precisou usar as outras pedras.