Qual a diferença entre a tíbia e a fíbula?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A tíbia e a fíbula são os ossos da perna. A tíbia se articula com os côndilos do fêmur, formando a articulação do joelho, da qual a fíbula não faz parte. Enquanto que a fíbula atua basicamente como local para fixação dos músculos da perna. Aqui será demonstrado a anatomia desses importantes componentes do corpo humano.

A fíbula é um osso da perna fino e cilíndrico, que se localiza na sua região posterior. Este osso se encontra junto a outro osso longo, a tíbia. Um osso longo se define como um osso cujo corpo tem um comprimento maior do que a largura.

Depende muito de sua idade e padrão da fratura. Na maioria dos casos de fratura no meio do osso, em adultos, é necessário a cirurgia para sua correção. Precisaria de uma avaliação clínica e exames de imagem para lhe responder com mais precisão.

A fíbula não tem função de sustentação de peso, sua principal função é de fixação muscular. Ela é fixada pela sindesmose tibiofibular na tíbia, cujas fibras são organizadas para resistir à tração descendente final da fíbula.

Em geral fica em torno de R$15000,00 reais.

Por quanto tempo sara a tibia e a fibula quebrada? Em geral, para consolidação óssea, o tempo médio é de 6 semanas, podendo se prolongar por 2-3 meses. Importante o acompanhamento com o ortopedista para avaliação da progressão da cicatrização tanto do ponto de vista clínico quanto radiográfico.

60 dias após a cirurgia
Já deve ser iniciado o treino de marcha sem muletas (desde que o Dr. Felipe Brasil tenha liberado pois alguns casos há atraso na consolidação óssea); É esperado andar claudicando (mancando) e pode sentir a perna operada um pouco maior.

O tempo de cirurgia da fratura exposta simples do terço médio da tíbia, desde a incisão da pele até o curativo, é, em média, de 2 horas, podendo variar, para mais ou para menos, de acordo com o tipo, localização e complexidade da fratura, das condições de pele e dos tecidos lesados, do mecanismo e energia do trauma, ...

As fraturas da tíbia associadas às da fíbula, no mesmo nível, indicam instabilidade e é recomendável o tratamento cirúrgico. As fraturas por torção, com ou sem alguma cominuição, têm melhor prognóstico do que as decorrentes de trauma de alta energia, como as oblíquas curtas ou mesmo as transversas.

Portanto, você vai precisar de muletas. Você pode precisar de uma bota ortopédica ou então já pode pisar somente com o tênis. Isso vai depender da sua lesão e do tratamento que você está recebendo. Você vai precisar estar fazendo fisioterapia para fortalecer os músculos da perna ao mesmo tempo que volta a andar!

A tíbia é o principal osso da perna responsável por transmitir as forças mecânicas relacionadas à deambulação. Compõe parte do aparelho extensor do joelho, como local para a fixação distal do ligamento patelar, que se insere na tuberosidade da tíbia. A porção proximal do osso se articula com o fêmur.

Os exercícios podem ser feitos em qualquer Leg Press ou sob um step, com ou sem implemento de carga.

  1. Flexão plantar em pé Afaste os pés, deixe-os alinhado com o quadril. ...
  2. Flexão plantar com eversão (pronação) Levando mais o peso do corpo para dentro do arco do pé e para o dedão. ...
  3. Flexão com inversão (supinação)

Suane, luxação de fíbula pode ser proximal ou distal, é mais comum distal. Estou pensando numa situação mais comum, em um paciente jovem e saudável, fica em torno de R$9000,00 reais.

(Fraturas da fíbula; fraturas da tíbia)
As fraturas do tornozelo ocorrem no maléolo medial ou posterior da tíbia e/ou no maléolo lateral da fíbula. Essas fraturas podem ser estáveis ou instáveis. O diagnóstico é feito por radiografia e, às vezes, ressonância nuclear magnética.

O que causa tendinite fibular em corredores? Os corredores geralmente podem ter problemas com tendinite fibular quando mudam sua rotina de corrida. Isso pode incluir experimentar tênis novos, aumentar a quilometragem ou correr em terrenos muito irregulares.

É um osso longo, muito menos volumoso que a tíbia com a qual se articula proximal e distalmente.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

Causas da fratura de tibia Colisões, quedas de moto e acidentes de alta energia de alta energia, são causas comuns de fraturas da diáfise tibial.