Qual a diferença entre a sociologia é o senso comum?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Por se tratar de uma ciência, a Sociologia se distingue do senso comum, este sendo fundamentado na experiência de cada um convivendo em sociedade, através de generalizações feitas a partir da aparência das coisas.

Senso comum é o que está muito difundido, enquanto bom senso é o que se oferece como razão meditada.

O senso comum pode ser definido como um conhecimento comum a todos, ou seja, é uma forma de raciocinar, entender e pensar sobre algo na qual pessoas de determinados grupos fazem da mesma forma.

SOCIOLOGIA é a ciência que tem como objeto de estudo a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.

Com o tempo, o senso comum pode criar tradições e dogmas que se colocam como barreiras para busca do conhecimento de forma organizada. Muitas correntes da psicologia e da sociologia consideram que o senso comum, dentro de uma óptica construtivista, é a base para o empirismo, a filosofia e o conhecimento científico.

O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.

Exemplos de senso comum
Deixar as sandálias de cabeça para baixo ou abrir o guarda-chuva dentro de casa é um sinal de mau agouro; Cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido; Usar cores relacionadas a desejos na passagem do ano novo.

Parte de ideias próprias, enquanto o senso comum e crítico recebem a informação para depois ou projeta-la sem análise ou questioná-la, a consciência filosófica parte de questionamentos que ocorrem no interior do indivíduo.

O senso comum – ou conhecimento empírico – é o conhecimento gerado a partir das experiências de vida, baseado em intuição ou observação da realidade. O conhecimento científico, entretanto, é gerado a partir de observações e experimentos, que passam por um procedimento metodológico rigoroso.

No senso comum, a ideologia é vista, simplesmente, como uma crença bastante arraigada no pensamento e na forma de agir de um determinado indivíduo ou coletivo. Contudo, sociologicamente falando, ela determina muito mais do que o conjunto de valores que orientam a atuação individual ou coletiva.

É do ser humano: desde que nascemos, estamos sempre em busca de explicações para o que acontece conosco e ao nosso redor. Com as doenças, não é diferente. “Digo sempre que as atitudes que temos diante dos problemas, incluindo os de saúde, refletem as nossas crenças.

A partir do século XVII, sobretudo com o desenvolvimento da ciência moderna e da filosofia racionalista cartesiana, o senso comum passou, de forma geral, a ser identificado como “falta de rigor metodológico” e a ser rivalizado com o “senso crítico” ou “senso científico”.

Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade. Com o auxílio da economia, da ciência política, da antropologia e da psicologia, a sociologia busca compreender, de maneira estritamente científica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento.

O que é Sociologia? A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

Com distintas visões sobre o método sociológico e sobre o curso da sociedade, os autores do chamado tripé da sociologia (Marx, Durkheim e Weber) contribuíram imensamente com o desenvolvimento basilar dessa ciência. Marx, Weber e Durkheim são considerados os teóricos basilares da sociologia.

Características do senso comum
é subjetivo e reflete sentimentos e opiniões; considera experiências do cotidiano; aprendizado informal; expressa uma avaliação qualitativa.

O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição e não foi testado metodicamente. O conhecimento cotidiano, não refletido e não testado, que adquirimos por meio da repetição das experiências e da cultura, de geração a geração, é conhecido como senso comum.

Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.

A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais. Nesse sentido, é a sociologia que fornece a base para a atuação prática que visa a melhoria de setores sociais, como a segurança pública, a educação, a saúde e o desenvolvimento humano em geral.

A Sociologia é importante para o mundo contemporâneo, assim como outras ciências, porque ela volta especificamente para a compreensão dos problemas sociais, e assim adquire reflexões e debates sobre estes problemas com o intuito de, além de gerar pensamentos também gerar soluções.

A Sociologia nos auxilia a fazermos reflexões como sujeitos pertencentes a um mundo social o qual nos constrói socialmente e ao mesmo tempo é construído por nós. Nos ajuda a entender quem somos e para onde vamos.

Continuar lendo O que é senso normal?