Qual a diferença entre a sala de emergência e UTI?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Qual a diferença entre a Sala de Emergência e a UTI? A equipe da UTI trata desde emergências menores (fraturas, traumas menores, etc) até graves problemas como infarto, acidentes, traumas por armas, intoxicações, parada cardíaca súbita, etc.

A UTI é a Unidade de Tratamento Intensivo, onde pacientes com graves problemas que precisam de cuidados e supervisão constante são internados.

A Sala Vermelha é destinada a pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos. Em geral, pessoas que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A diferença entre urgência e emergência é que a urgência consiste em uma condição de saúde que requer atenção médica imediata, mas não apresenta risco de vida. Já a emergência é uma condição que representa risco iminente à vida.

Porém, a diferença entre CTI e UTI não fica só no nome. Nesse sentido, apesar do CTI e da UTI tratarem os casos mais graves do hospital, somente a UTI é capaz de realizar atendimentos especializados em determinadas patologias.

Os especialistas de urgência e emergência contribuem com a equipe médica, preparando e aplicando medicações, efetuando curativos mais complexos, aferindo os sinais vitais, realizando a preparação dos instrumentos de intubação, acompanhando a evolução dos pacientes, entre outras funções.

- executa a consulta de enfermagem, diagnóstico, plano de cuidados, terapêutica em enfermagem e evolução dos pacientes registrando no prontuário; - administra, coordena, qualifica e supervisionam todo o cuidado ao paciente, o serviço de enfermagem em emergência e a equipe de enfermagem sob sua gerência.

A internação hospitalar de pacientes idosos (> 65 anos), com neoplasia maligna em atividades ou com imunossupressão devem ser sempre considerada. Os casos com disfunções ou sinais de gravidade devem ser avaliados para internação em UTI (vide Tabela 6).

A principal diferença entre esses dois estados é que Emergência apresenta ameaça imediata para a vida do paciente, enquanto a Urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada.

Segundo estudo da USP, aparelho celular está relacionado a bactérias resistentes a limpeza em UTIs | Newslab.

O primeiro é composto por três salas: a vermelha (para pacientes mais graves), a amarela (para casos de menor gravidade) e a intermediária. Ao todo são 11 leitos modernos, ligados a equipamentos de última geração, totalmente monitorados e com respirador.

Normalmente, o CTI não abriga casos especializados em uma patologia específica, mas sim todos os pacientes que precisam de acompanhamento intensivo. Já a UTI é destinada a casos específicos, como a UTI neonatal, UTI cardiológica, UTI para queimados, etc.

Localização dentro do ambiente hospitalar
Sua localização deve ter acesso direto e ser próxima de elevador, serviço de emergência, centro cirúrgico, sala recuperação pós-anestésica, unidades intermediárias de terapia e serviço de laboratório e radiologia.

Por outro lado, emergência diz respeito à condição de saúde em que a pessoa está correndo risco de vida, sob intenso sofrimento e há uma piora gradativa na saúde. Dessa forma, precisa de tratamento médico imediato.

As UTI podem ser classificadas em dois tipos, conforme o nível de atenção que atendem e o grau de complexidade de recursos humanos e tecnológicos que oferecem: • Tipo III: atendem a pacientes que necessitam de nível de atenção muito alto. Tipo II: atendem a pacientes que necessitam de nível de atenção alto.

O que caracteriza uma emergência é o risco iminente de morte e a necessidade de adotar rapidamente medidas diagnósticas e terapêuticas de suporte à vida.

De acordo com o Médico da Família Dr. Rômulo Fernandes, emergência é tudo aquilo que implica em um risco iminente de morte, que deve ser diagnosticado e tratado nos primeiros momentos após sua constatação.

O atendimento pré-hospitalar bem executado é parte fundamental de um socorro de sucesso. Também chamado pela sigla APH, o atendimento pré-hospitalar é o socorro rápido e eficiente no local da ocorrência, que pode ser sucedido, ou não, pela remoção do paciente para o hospital.

Meta Tempo médio de permanência na UTI Adulto de 4,5 a 5,3 dias (benchmark AMIB e CQH ).

O tempo médio entre a internação na UTI e a entubação foi de 0,00+1,90. O tempo médio total de internação na UTI foi de 16,09+18,57. O tempo médio de ventilação mecânica, antes da suspensão da sedação, foi de 8,81+7,04.