Qual a diferença entre a posição ginecológica e a Litotomica?

Perguntado por: oaragao6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Segundo a jornalista, a posição litotômica “é também conhecida como posição ginecológica ou posição do frango assado: a paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas afastadas e erguidas em estribos, enquanto o médico examina a área, sentado em um banquinho”.

- Uso rotineiro da posição de litotomia (posição ginecológica, deitada com as pernas elevadas por apoios) com ou sem estribos durante o trabalho de parto e parto.

Por fim, a posição litotômica ou ginecológica, ou sobre cotovelos e joelhos, é comumente utilizada em cirurgias proctológicas e ginecológicas, após a anestesia do paciente em posição supina.

De forma geral, é uma posição utilizada para cirurgias. de órgãos pélvicos, estados de choque, tromboflebites. e laparotomia de abdômen inferior.

Algumas posições associadas a particularidades do paciente podem aumentar o risco de complicações, como a posição de litotomia em um paciente obeso, que poderá compro- meter sua função respiratória, podendo causar até síndrome compartimental.

Decúbito lateral: é caracterizada pela pessoa deitada sobre o lado esquerdo ou direito do corpo. Posição de Fowler: coloca o paciente parcialmente sentado, de forma que o corpo fique alinhado à cama ou mesa cirúrgica, com os joelhos levemente elevados e a cabeceira num ângulo entre 45° e 60°

A nefrectomia, que remove parte ou todo o rim, se favorece da posição de Sims. Também outras operações renais são feitas com o paciente nessa posição .

Decúbito é um termo médico que se refere à posição da pessoa que está deitada, não necessariamente dormindo.

O que é a posição de Fowler? Posição de Fowler é uma manobra que coloca o paciente parcialmente sentado, por meio da elevação da cabeceira da maca a um ângulo entre 45° e 60°. Nesse posicionamento, o corpo fica alinhado à cama ou mesa cirúrgica, com os joelhos levemente elevados, mais baixos que a cabeceira.

A posição de Fowler é uma posição semi-sentada (45º) usada em cirurgias plásticas, como, por exemplo, na abdominoplastia, visando relaxar a tensão nas suturas na região púbica, objetivando reduzir incidência de deiscências (abertura da incisão), alargamento, edemas ou hematomas pós-operatórios.

14) Na posição de canivete ou (ou de Kraske) o paciente é colocado em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas.

Decúbito Proclive ou Trendelenburg Invertida
É usada para tratar embolismo aéreo venoso, melhorar a circulação da região cerebral, atingir um nível efetivo de anestesia epidural ou espinhal, prevenir bronco aspiração de vômitos e ingurgitar vasos do cérvix para colocação de cateteres venosos centrais.

Posição de Trendelenburg reversa ou proclive: nesse posicionamento o paciente é colocado na posição dor- sal de maneira que a cabeça fique em um nível mais elevado que os pés. Destacam-se como áreas potenciais de pressão: regiões occipital, escapular, sacrococcígea e dos calcâneos.

Posição de Fowler (ou sentada): o paciente permanece semi-sentado na mesa de operação. Posição utilizada para conforto do paciente quando há dispneia.

Na posição supina ou decúbito dorsal, o paciente fica deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.

A posição prona é uma manobra utilizada para combater a hipoxemia nos pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo. Apesar de hoje ser considerada um modo eficaz de melhorar a oxigenação, os mecanismos fisiológicos que levam à melhora da função respiratória ainda não estão completamente esclarecidos.

Na posição prona ou decúbito ventral o paciente fica deitado de bruços sobre o abdome, com a cabeça voltada para um dos lados.

- litotomia - manter os braços em braçadeiras num ângulo máximo de 90º, acolchoar quadril, nádegas e laterais do corpo, utilizar a menor elevação das pernas pelo menor tempo possível e minimizar o grau de abdução do quadril.