Qual a diferença entre a pitaya é a fruta do mandacaru?

Perguntado por: lpacheco8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Pitaia (pitaya em PE) é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina, sobretudo do género Hylocereus mas também Selenicereus, nativas de regiões da América do Sul e também cultivadas em Israel e na China .

NOMENCLATURA e significado: Mandacarú do tupi “Arvore ou fruta de espinheiro que se come”. Também chamado de Tuna, Cacto candelabro, Jamacaru e Pytaia arbórea.

O cacto que também é conhecido como “rainha da noite” (Hylocereus undatus) além de ser uma planta de casa exótica atraente e de rápido crescimento, também produz um fruto comestível! Chamada de fruta-do-dragão, ela é mais famosa como “pitaia” e o termo significa “fruta escamosa”.

A pitaia amarela é considerada uma das mais raras. No Brasil, poucos produtores plantam essa variedade, que leva 180 dias para amadurecer.

O mandacaru é um tipo de fitoterápico, onde é capaz de tratar problemas renais. A parte interna do mandacaru pode ser usada para o tratamento de gastrites e manter a saúde do aparelho digestivo. A raiz também pode ser usada para o tratamento de cálculo renal.

Os frutos com casca espessa de cor avermelhada e comestível com sabor acidulado. Para comer a polpa branca com sabor delicado de pitaya com um leve toque de maçã e uma acidez muito agradável, é só cortar no meio retirar a polpa gelatinosa, refrescante e saborosa com ajuda de uma colher.

Comestível, é muito apreciado pelo sabor adocicado. De novembro a janeiro apresenta flores brancas, com uma peculiaridade: elas florescem à noite e, logo pela manhã, murcham. Por isso, também é conhecida como flor-da-noite.

Características gerais do mandacaru
A planta espinhenta sobrevive às secas devido à sua grande capacidade de captação e retenção de água. No koubo há tipos com e sem espinhos. As flores são brancas, solitárias, em forma de um funil, saem das aréolas, são noturnas, com cerca de 10 a 12 cm de comprimento.

De acordo com Henrique, “não há diferença entre cactos e o mandacaru, pois a planta é, na verdade, uma espécie de cactácea”. No Brasil, o mandacaru é muito comum em regiões da Caatinga e do Sertão, por isso ele é muitas vezes confundido com outros cactos e plantas.

O fruto do mandacaru é comestível, podendo ser consumido cru ou cozido, e a polpa é frequentemente utilizada para fazer geleias e doces. O cacto também possui grande capacidade de armazenamento de água, que pode ser extraída cortando o caule e bebendo o líquido.

O pé de pitaya é um cacto. Na verdade, sua estrutura é formada por uma centena de pequenos cactos epífitas (vivem sobre as árvores). Nativa do continente americano, a planta recebe esse nome por sua aparência, pois significa “fruta escamosa” em taino, uma língua da região das Antilhas.

Cada uma delas com sua particularidade, de acordo com o professor: “A pitaia de casca vermelha e polpa branca e a vermelha de polpa vermelha possuem um mercado equilibrado entre si, contudo a de casca amarela e polpa branca pode apresentar tem o dobro do preço”.

Pitaya amarela: a pitaya amarela (Hylocereus megalanthus) cuja polpa é branca e a casca amarela é considerada a mais doce e rara.

É conhecida pelo mundo fora por diversos nomes, como dragon fruit, pitahaya, no Brasil o nome vulgar da cultura sofreu modificações, com escrita diferente, Pitaia, mas mantendo a sonoridade. Noutros locais a sua flor é conhecida como rainha-da-noite.

ela tem pode ficar com a casca vermelha né pode até amadurecer aí. a caça mas por dentro ela vai continuar a mesma coisa não vai ter sabor Mas tem uma pitaya sem sabor E aí você é a causa de algumas pessoas que que prova e a Pitaia não. gostarem.

A pitaya vermelha é uma ótima fonte de gorduras mono saturada, ajudando o coração a se manter em boas condições.

algumas pessoas a consideram cara. mas isso acontece por conta de seu cultivo. ser bem trabalhoso. já que necessita de uma polinização manual.

jamacaru é principalmente utilizada como antibiótico, diurético, analgésico e anti-inflamatório, além de tratar problemas intestinais, tosses, afecções cardíacas e nervosas, dor de dente, curar alguns tipos de úlceras e atuar no controle de diabetes e colesterol.

Utilidades do Mandacaru
Na medicina popular, as flores, caule e polpa dos frutos, em forma de xarope, são usados para alívio de afecção pulmonar, da bexiga, retenção da urina; além de servir como estimulante e tônico para o coração.

Entre todos os tipos de cactos, há um que dá um fruto chamado nopal. O cacto Opuntia possui o fruto, também conhecido como pera, que é utilizado na culinária mexicana, principalmente para fazer molhos e sobremesas.