Qual a diferença entre a moral e imoral?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

No mesmo dicionário, moral também é classificada como o “conjunto dos princípios da honestidade e do pudor”. Daí este termo ser tão utilizado em âmbito social, principalmente no político! Imoral é tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral.

A principal diferença entre moral e ética é esta: a moral é o conjunto de regras que diz às pessoas o que é certo e o que é errado, enquanto a ética é uma reflexão sobre a moral (ou filosofia da moral). A moral é o conjunto de normas que dizem respeito ao bem e ao mal, ao certo e ao errado.

A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes. Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.

A moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade. O termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”.

Assim, amoralidade se distingue de imoralidade. Na primeira, a pessoa não considera os valores morais porque ela os ignora, não os julga bons ou ruins. Enquanto na imoralidade, a pessoa não concorda com tais conjuntos de regras, ela os conhece, mas contesta e age movida por interesses particulares, de forma imoral.

Significado de desmoralizada: 1. Aquele que perdeu a moral, o respeito 2. Pervertido 3. Sem ânimo.

Imoral tem como definição os comportamentos ou situações que contrariam os princípios determinados pela moral. Um exemplo é a falta de indecência.

Imoral é tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral. Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade. Amoral é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética.

A fundamentação é a demonstração da validade universal de princípios morais universais. Tendo em conta a universalidade, não há nenhum comportamento, atitude, costume, tradi- ção, etc. que possa pretender escapar a uma “crítica” na perspectiva da moral.

A moral é responsável por orientar a sociedade de acordo com os valores que ela espera, ditando o comportamento do homem. Portanto, é correto afirmar que a moral é a orientação do ser humano de como viver em sociedade. Dessa forma, ela se altera ao longo do tempo à medida que a sociedade se desenvolve.

e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.

2 brio, caráter, deontologia, escrúpulo, ética, princípios. Integridade: 3 dignidade, distinção, honestidade, honra, honradez, integridade, nobreza.

Os valores morais são importantes para que possamos ter uma vida social harmoniosa, pacífica e respeitosa entre as pessoas. Os valores morais determinam como devem ser os comportamentos, funcionando como uma espécie de orientação sobre a forma de agir, e de certa forma garantem a ordem social.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

Desta feita, ato moral é aquele em que o indivíduo reconhece as normas morais, ou seja, as interioriza como sendo suas, e as pratica. Portanto, diante da norma “não mate”, ad exemplum, ele a obedece e não mata.

Diferenças entre Ética e Moral
A palavra ética vem do grego “Ethos”, que significa jeito de ser, modo de ser e caráter. Já a palavra moral é de origem latina e vem de “Morales”, que tem como significado tudo que é relativo aos costumes.

A moral refere-se ao conjunto de normas e regras baseadas na cultura e nos costumes de determinado grupo social. Já a ética é o estudo e reflexão sobre a moral e sobre os princípios que sustentam e orientam as ações humanas.

A moral muda constantemente, pois os hábitos sociais são renovados periodicamente e de acordo com o local em que são observados. A moral é uma espécie de conjunto de hábitos e costumes de uma sociedade. A moral, em geral, faz-se de acordo com a cultura de um local em um determinado espaço de tempo.

A primeira e mais difundida coloca Deus como origem e fundamento da moral, considera que as normas morais foram legadas por Deus, consequentemente, não estariam à mercê das mudanças históricas. A segunda considera que a natureza é a origem e fonte da moral.