Qual a diferença entre a mente e o coração?

Perguntado por: uhernandes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Pensar com o coração significa dar ênfase às emoções, aos sentimentos e seguir o coração, não ponderando, muitas vezes, o risco. Pensar com o coração é o oposto de pensar com a mente, ser mais racional, pragmático e, por vezes, insensível.

O cérebro é a parte física e a mente, a abstrata. Enquanto o cérebro cuida do perfeito funcionamento do corpo, dos sinais elétricos e da resposta emocional quando pensamos em algo que nos gera emoção, a mente é a responsável por gerar o pensamento que motivou o cérebro a iniciar sei trabalho.

A mente representa como a parte imaterial e funcional deste órgão. Ela se encarrega do processamento da informação que recebemos e é responsável por responder a esta através de uma determinada conduta.

É por isso que as Escrituras dizem: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). É como se o coração pudesse abarcar tudo, a totalidade de nosso intelecto e de nossa vontade.

“É um grande engano. O coração é um órgão mecânico que serve apenas para bombear sangue. Cabe ao cérebro ser o órgão que gera o amor, raiva, angústias, medos e elabora desde óperas a belas jogadas de futebol”, esclarece o médico.

Estados mentais negativos – incluindo depressão, ansiedade, solidão, raiva e estresse crônico – podem aumentar o risco de doenças cardíacas ao longo do tempo ou piorar os problemas cardíacos que já existem.

O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.

Historicamente se diz que no coração está a origem do amor, da coragem, da bravura e que pessoas boas têm coração grande e ruins não têm coração. Porém, hoje sabemos que o cérebro é a base do comportamento humano, sede de todos os sentimentos, pensamentos e emoções.

O cérebro é um órgão do corpo, é físico, e o seu principal trabalho é, aliás, mexer o corpo, conforme o que pensamos e sentimos; conforme o que inconsciente ou conscientemente se vai passando.

A memória, a atenção, a lógica, a intuição, a resolução de problemas, a capacidade para se comunicar e, dependendo da teoria, a emoção, depressão e os processos inconscientes são algumas das principais características da mente.

A mente é o resultado do funcionamento do cérebro: os pensamentos, os sentimentos e as emoções. E os dois não podem ser entendidos de forma separada. Por quê? Porque tudo o que pensamos e sentimos desde o nosso nascimento vai “formando e moldando” nosso cérebro.

Trata-se de uma faculdade do cérebro que permite ao ser humano compilar informação, analisá-la e extrair conclusões. Pode-se dizer que a mente é responsável pela criação de pensamentos, pelo raciocínio, pelo entendimento, pela memória, pela emoção e pela imaginação.

(João 14.6) Mentiras são geradas na vida do mundo a todo instante e muitas vezes nós também somos enganados e a Bíblia diz que a mentira é do diabo porque ele mente desde o principio. (Jo 8.44) Nossa mente precisa estar cheia das verdades eternas e elas precisam guiar nossas vidas.

Seu intuito é exortar a permanecer com o Senhor, pois Ele é o único Deus e tem cuidado diário com seu povo. Isso vale para nós também. Por isso Jesus diz que devemos nos alegrar. Também nós estamos no coração de Deus e na sua mente permaneceremos até a ressurreição para os novos céus e a nova terra.

O coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável, e seu coração precisa de exercícios para mantê-lo em forma. Caminhar é um dos melhores modos de manter-se em forma.