Qual a diferença entre a massa podre inglesa e a francesa patê Brisée?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A chef Carolina Garofani, da Caramelodrama Confeitaria, em Curitiba, explica que a pâte brisée é menos gordurosa que a conhecida massa podre. Por ser uma base neutra, ela serve para tortas doces e salgadas.

Indo à fundo no mundo das massas podres, existem três tipos mais famosos, que são a base da confeitaria francesa: as massas sucrée, sablée e brisée. Todas são muito parecidas e a diferença mais marcante está na quantidade de ingredientes utilizada em cada uma delas.

Mirella Martins. Responsáveis por agregarem texturas especiais, as massas brisée, sucrée e sablée são receitas utilizadas para preparos tanto doces como salgados. Mas foi apenas a partir de 1950 que esses três tipos de massas foram se diferenciando.

A massa só é chamada de “podre” no Brasil e é conhecida no universo da gastronomia francesa, de onde é originária, como pâte brisée, em sua versão salgada, e pâte sucrée, em uma versão doce. A mistura pode ainda ser chamada de massa quebrada, principalmente em Portugal.

A Pâte Brisée é uma massa que não contém açúcar, podendo ser utilizada tanto para recheios salgados quanto doces. É a famosa massa de quiche, ou torta salgada. Ou melhor dizendo, a conhecida massa podre!

Nesse texto, a gente ensina você a preparar as versões salgada e doce dessa massa. De origem francesa, a paté brisée é uma massa de consistência quebradiça e justamente por isso que seu nome se popularizou no Brasil como massa podre. A seguir você aprende diferentes formas de preparo.

Esta técnica consiste em trabalhar, primeiramente, a manteiga com o açúcar de confeiteiro e, só depois, são adicionados os ovos, seguidos pelos outros ingredientes da receita.

A proporção de farinha e água pode estar incorreta
Se a proporção de farinha/água utilizada não é a recomendada, o macarrão pode quebrar.

São elas: Massas secas, Massas Frescas, Massas Pré-Cozidas e Massas Instantâneas.

  • Massas secas. Este é provavelmente o tipo de massa mais conhecido. ...
  • Massas frescas. Possuem uma consistência mais leve a macia e são muito comuns na preparação de ravioli, lasanha e tagliatelle.
  • Massas Pré-cozidas. ...
  • Massas instantâneas.

Além de mais nutritiva, a massa integral tem menos calorias e um menor teor de hidratos de carbono. Aliás, a ingestão de «grãos integrais» como a massa integral está associada a um menor risco de desenvolver obesidade.

De origem francesa, a palavra sablée significa arenoso. A massa leva esse nome justamente por conter um aspecto arenoso e quebradiço. É feita à base de manteiga e farinha e é super versátil para fazer qualquer torta – seja doce ou salgada – pois a quantidade de açúcar é pequena.

A massa seca é feita com farinha de trigo e água e é facilmente encontrada nas prateleiras dos supermercados. Assim, o prazo de validade é mais prolongado e é um tipo de massa de excelente rendimento. Além disso, são as que apresentam maior diversidade de tipos e formatos. Por isso, são muito versáteis.

Para facilitar a sua vida, selecionamos as mais comuns, ideais para preparar uma refeição prática, rápida e deliciosa.

  • Espaguete e Linguine. ...
  • Tagliatelle, papardelle e fettuccine. ...
  • Gnocchi. ...
  • Fusili, rigatoni, macaroni, penne e farfale. ...
  • Capeletti, conchiglione e Ravioli. ...
  • Lasanha. ...
  • Cabelo de Anjo ou Cappellini.

Massa. A massa da empada é mais grossa do que a da quiche, ela é feita com farinha de trigo e com manteiga, já a da quiche é produzida com farinha de trigo, manteiga e ovo. Além disso, a massa da empada é montada após ela ser assada, já a da quiche é preassada antes de se colocar o recheio.

A massa quebrada ou a pasta de brisa (gallicism of pâte brisée) é um tipo de massa dura usada para bases de tortas doces e salgadas. Essa massa forma uma crosta consistente quando aquecida no forno e é chamada de massa quebrada à textura quebradiça que aparece após o assamento. O nome francês brisée significa quebrado.

Seu nome vem do termo francês poutine, que significa "desordem".