Qual a diferença entre a lei de Moisés e a lei de Deus?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Enquanto a Lei de Deus foi escrita pelo próprio dedo de Deus, em duas tábuas de pedra, a Lei Cerimonial ou Lei de Moisés foi escrita por este, num livro. Esta lei destinava-se a regular as cerimónias e diversos aspectos do quotidiano do Povo de Israel, quando este entrou na Terra Prometida.

Qual a diferença entre o “novo mandamento" do Evangelho e o grande mandamento da lei? A diferença do mandamento de amar, trazido pelo Evangelho de Jesus Cristo, é que Ele não disse para amar como amamos a nós mesmos, assim como dizia a Lei. E sim que os seus seguidores devem amar como Ele amou (Jo 13.34.35).

No monte Sinai, Moisés recebeu leis, mandamentos, ordenanças e convênios do Senhor que foram escritos em tábuas de pedra. Quando Moisés desceu do monte Sinai e viu os filhos de Israel adorando o bezerro de ouro, ele jogou as tábuas no chão e quebrou-as. (Ver Êxodo 32:15–19.)

Porque eles aboliram os Mandamentos dados por Deus colocando em seu lugar mandamentos criados por eles mesmos, com a finalidade de criar um sistema religioso que, ao invés de libertar, oprimia, excluía de maneira desumana. Ao fazerem isso, eles mantinham o povo com rédeas curtas.

Ao todo, são computados 613 mandamentos no Antigo Testamento.

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).

Os Mandamentos da Lei de Deus, ou Decálogo, são as dez frases que o próprio Deus escreveu em tábuas de pedra, conforme o relato do livro do Êxodo (Capítulo 20) e do livro do Deuteronômio (capítulo 5).

Os princípios são mandamentos de otimização, ou seja, normas que exigem que algo seja realizado na maior medida possível diante das condições fáticas e jurídicas que existirem. As regras e os princípios possuem o mesmo grau de abstração. Os princípios e as regras realizam totalmente o mandamento existente na norma.

Mateus 22:37–39.

A frase “destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mateus 22:40) significa que todos os mandamentos que Deus revelou na lei de Moisés e por meio dos profetas do Velho Testamento foram dados para ajudar as pessoas a mostrarem amor a Deus, ao próximo ou a ambos.

O Talmud relata que o valor numérico hebraico (guematria) da palavra "Torá" é 611, e combinando os 611 mandamentos de Moisés com os dois recebidos diretamente de Deus somam 613.

Para quem está a procura da Lei de Moises, a Torá, este não é o livro. Este é um livro sobre a Torá, uma leitura crítica sobre, um trabalho importante sobre a pesquisa do Pentateuco. O papel é fino, delicado, bom de ler.

Tratava-se de um compromisso sério, mas não era considerada ainda uma relação matrimonial. Algum tempo depois (12 meses em alguns casos) se concretizava o casamento, por meio da celebração.

Na Bíblia, existem os Dez Mandamentos, ou Decálogo, que consistem em dez regras dadas por Deus ao Seu povo, para que tivessem uma vida mais feliz e próspera. O Senhor deu esses mandamentos a Moisés, que os escreveu em tábuas de pedra. Os Dez Mandamentos se encontram em Êxodo 20.