Qual a diferença entre a insulina regular e NPH?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

- A Insulina Regular é uma solução clara de aspecto límpido e transparente. - A Insulina NPH é uma solução de aspecto leitoso (esbranquiçada) e turva. - Antes do uso, verifique o aspecto da insulina. Não utilize se notar cor ou aspecto diferente do normal e se estiver fora da validade.

Quando a insulina é combinada com agentes orais, a NPH é preferível à Regular. O efeito basal da NPH melhora a glicemia noturna e de jejum (facilitando a ação dos fármacos orais), enquanto o efeito de bolus da Regular diminui o pico pos-prandial da glicemia.

A insulina regular deve ser administrada 30 a 60 minutos antes das refeições, para evitar o desencontro entre o seu pico de ação (2 a 3 horas) e a absorção de carboidratos da refeição (1 a 2 horas após o início da refeição); 3) A insulina NPH pode provocar hipoglicemia, durante o seu pico de ação (4 a 10 horas), ...

Existem vários estudos demonstrando que a melhor forma de iniciar a insulinização em DM2 é com insulina basal (glargina, detemir ou NPH), aplicada uma vez ao dia, na hora de dormir (bed time), mantendo os antidiabéticos orais durante o dia34(B).

Trata-se do Basaglar, o primeiro medicamento biossimilar da insulina glargina, criado pela parceria entre as farmacêuticas Eli Lilly e Boehringer Ingelheim.

A insulina NPH ou detemir pode ser utilizada ao deitar às 22h, se a pessoa for testar a sua glicemia de jejum às 7h ou às 8h, ou insulina glargina de manhã. A dose inicial é de 0,2 unidades por kg (mínimo de 10 unidades) diárias. No início do seguimento, a glicemia capilar no jejum deve ser medida todos os dias.

INDICAÇÕES: Glicemia plasmática de jejum maior que 110 mg/dl e menor que 126. Glicemia plasmática de jejum menor que 110 mg/dl na presença de dois ou mais fatores de risco para DM nos indivíduos com idade superior a 45 anos.

A insulina NPH ou detemir pode ser utilizada ao deitar às 22h, se a pessoa for testar a sua glicemia de jejum às 7h ou às 8h, ou insulina glargina de manhã. A dose inicial é de 0,2 unidades por kg (mínimo de 10 unidades) diárias. No início do seguimento, a glicemia capilar no jejum deve ser medida todos os dias.

Insulina Humana Recombinante NPH é um agente que combate o diabetes, diminuindo o nível de glicose no sangue, após a injeção.

A administração de dois tipos de Insulina NPH de ação intermediária, e Regular de ação rápida, concomitantemente em mesma seringa. A administração de dois tipos de insulina (NPH e Regular) pode proporcionar um nível glicêmico melhor (KATZUNG; MOSTER; TREVOR, 2014).

Insulina gelada causa mais incômodo. Manter os músculos da área de aplicação relaxados. Nunca reutilizar as agulhas. Isso aumenta a dor, além de poder causar a quebra e o alojamento da agulha na pele.

No caso da reutilização da seringa devemos acrescentar o risco de alterações na escala de graduação o que provoca o risco de imprecisão da dose injetada e descontrole glicêmico 7-10. Sendo assim, entendemos que as agulhas devem ser utilizadas apenas uma vez e devem ser descartadas após.

Para pacientes com diabetes tipo 2 em terapia combinada (hipoglicemiantes orais e insulina uma vez ao dia), o momento ideal é introduzir insulina NPH uma vez por dia ou detemir na hora de dormir ou glargina uma vez ao dia pela manhã ou antes de dormir.

O tratamento do diabetes tipo 1 inclui injeções diárias de insulina. Já o do diabetes tipo 2 varia conforme a intensidade que se apresenta em cada pessoa. Em ambos os casos é preciso controlar a alimentação que deve ser rica em verduras e legumes, e reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.

NovoRapid® apresenta início de ação mais rápido e com menor duração da ação do que a insulina humana solúvel. Devido ao início de ação mais rápido, NovoRapid® geralmente deve ser administrado imediatamente antes da refeição. Quando necessário, NovoRapid® pode ser administrado logo após a refeição.

Os principais tipos de insulina utilizados pelas pessoas que têm diabetes são:

  • Insulina de ação ultra-rápida.
  • Insulina de ação rápida.
  • Insulina de ação intermediária.
  • Insulina de ação lenta.

Insulinas

  • Ultrarrápida (análogos ultrarrápidos)
  • Rápida (insulina humana regular)
  • Ação intermediária (NPH – humana)
  • Longa duração (análogos lentos)